EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Católicos homenageiam Nossa Senhora Auxiliadora

A comunidade salesiana participou ontem da festividade de Nossa Senhora Auxiliadora. A programação ocorreu durante a manhã, nas dependências da Escola Salesiana do Trabalho, e envolveu alunos e alunas das casas salesianas. Na primeira etapa da programação, houve missa na quadra coberta do Centro Social Auxilium, celebrada pelo padre Antônio de Assis Ribeiro, o “Bira”, diretor-geral da comunidade salesiana. Após a missa, houve festival do sorvete realizado no complexo pólo-esportivo da Escola Salesiana do Trabalho, e programação cultural e campeonatos esportivos, que foi encerrada com a inauguração da piscina semi-olímpica. O titular da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Alyrio Sabbá, e o vereador Nadir Neves, colaboradores e parceiros da comunidade salesiana, prestigiram a programação. Em sua mensagem, o padre “Bira” pediu ajuda a todos que formam a comunidade salesiana. “Pedimos aos pais de alunos e a toda a comunidade em geral, que preservem e façam a manutenção da nossa piscina”, apelou o padre. A direção da escola adiantou que o parque aquático salesiano atenderá aos alunos, à comunidade e poderá ser palco de competições promovidas pela Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA).

Histórico – A festividade de Nossa Senhora Auxiliadora é o maior evento do mundo salesiano. Em 1814, mesmo preso por Napoleão Bonaparte, o papa Pio VII prometeu à Virgem que se conseguisse a liberdade declararia a data como festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Inesperadamente, Napoleão foi derrotado e o papa chegou livre a Roma no dia 24 de maio.

Em 1815, celebrou-se, pela primeira vez, a festa da Virgem de devoção de Pio VII. E foi exatamente em 16 de agosto de 1815 que no Norte da Itália nasceu João Bosco, o maior propagador dessa devoção no mundo inteiro. Dom Bosco contou que recebeu dos céus a seguinte mensagem: “Maria quer ser honrada com o título de Auxiliadora dos Cristãos”. Por volta de 1865, Dom Bosco levantou a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora na cidade italiana de Turim. E foram tantos os milagres operados por Nossa Senhora aos que ajudaram e invocaram que Dom Bosco disse: “Cada tijolo desta igreja é um milagre de Nossa Senhora”. Já em 1869, Dom Bosco publicou um livro só de milagres de Maria Auxiliadora. No ano de 1872, Dom Bosco e Maria Domingas Mazzarello fundaram a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas), monumento vivo de sua gratidão a Maria Auxiliadora.

Conferência – Nos dias 16 e 17 de junho, a Escola Salesiana do Trabalho cederá seu espaço físico para a realização da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O padre Bira é um dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condac).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀