Manicoré/AM – No dia três de abril às 08:30 h da manhã na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Município de Manicoré, foi celebrada a missa de abertura oficial da catequese, apesar de, na prática, a mesma já ter sido iniciada havia quase um mês.
A abertura oficial aconteceu após dois dias de reflexão catequética. Esse evento foi coordenado pela equipe da coordenação paroquial da catequese que motivou os catequistas calouros e veteranos.
A coordenadora paroquial da catequese, a professora Ana Vera Coelho, concluiu seu curso de metodologia catequética no Instituto Pio XI, em São Paulo e, agora, ainda mais animada, sente-se mais segura na coordenação, apoiada pelos assessores (Pedro Doce e Zequinha Carneiro, que também receberam formação extraordinária) e orientada pelo pároco padre Bira.
Desse encontro de abertura participaram aproximadamente quinhentos catequizandos de diversas etapas catequéticas e trinta e cinco catequistas de várias comunidades da cidade.
Desde 2009, a catequese da paróquia vem recebendo grandes investimentos através da formação de catequistas e sendo acompanhada por assessores preparados; uma coordenação geral com uma administração firme está levando a sério a formação deles e acompanhando as lideranças comunitárias.
Muito tem contribuído para isso a iniciativa da criação da Escola Teológica por parte do pároco padre Bira. Isso tem ajudado a formação dos catequistas, as lideranças a tomarem mais consciência de um engajamento sócio-eclesial mais consciente.
Nota-se visivelmente hoje um jeito novo de evangelizar e proclamar a palavra de Deus: os catequistas estão mais bem preparados, entusiasmados e comprometidos com os projetos sociais de nossa Paróquia. O resultado de tudo isso, nota-se pela diminuição da cegueira religiosa dos nossos catequistas e o progressivo engajamento dos catequizandos nas pastorais de nossas comunidades (vários tornaram-se catequistas).Os catequista são quase todos jovens.
Merece dizer que no ano 2009 o pároco, padre Bira, entregou a cada catequista uma cartilha orientativa para a catequese que ele mesmo elaborou e isso muito nos ajudou a estar mais com os pés no chão tendo orientações práticas. Essa cartilha foi assumida pela nossa Diocese (de Humaitá) e hoje retornou às nossas mãos com mais autoridade.
Graças a Deus temos hoje uma catequese promotora de lideranças, de pessoas encorajadas e firmes na fé capazes de enfrentá-los os seus próprios desafios com entusiasmo e alegria. Queremos uma catequese que desperte a consciência crítica de nossos destinatários, uma catequese que ensine valores humanos e bons princípios voltados ao sentido de pertença sócio-eclesial.