EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Catequistas renovam compromissos diante dos seus catequizandos

Manicoré/AM – No dia três de abril às 08:30 h da manhã na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, Município de Manicoré, foi celebrada a missa de abertura oficial da catequese, apesar de, na prática, a mesma já ter sido iniciada havia quase um mês.

A abertura oficial aconteceu após dois dias de reflexão catequética. Esse evento foi coordenado pela equipe da coordenação paroquial da catequese que motivou os catequistas calouros e veteranos.

A coordenadora paroquial da catequese, a professora Ana Vera Coelho, concluiu seu curso de metodologia catequética no Instituto Pio XI, em São Paulo e, agora, ainda mais animada, sente-se mais segura na coordenação, apoiada pelos assessores (Pedro Doce e Zequinha Carneiro, que também receberam formação extraordinária) e orientada pelo pároco padre Bira.

Desse encontro de abertura participaram aproximadamente quinhentos catequizandos de diversas etapas catequéticas e trinta e cinco catequistas de várias comunidades da cidade.

Desde 2009, a catequese da paróquia vem recebendo grandes investimentos através da formação de catequistas e sendo acompanhada por assessores preparados; uma coordenação geral com uma administração firme está levando a sério a formação deles e acompanhando as lideranças comunitárias.

Muito tem contribuído para isso a iniciativa da criação da Escola Teológica por parte do pároco padre Bira. Isso tem ajudado a formação dos catequistas, as lideranças a tomarem mais consciência de um engajamento sócio-eclesial mais consciente.

Nota-se visivelmente hoje um jeito novo de evangelizar e proclamar a palavra de Deus: os catequistas estão mais bem preparados, entusiasmados e comprometidos com os projetos sociais de nossa Paróquia. O resultado de tudo isso, nota-se pela diminuição da cegueira religiosa dos nossos catequistas e o progressivo engajamento dos catequizandos nas pastorais de nossas comunidades (vários tornaram-se catequistas).Os catequista são quase todos jovens.

Merece dizer que no ano 2009 o pároco, padre Bira, entregou a cada catequista uma cartilha orientativa para a catequese que ele mesmo elaborou e isso muito nos ajudou a estar mais com os pés no chão tendo orientações práticas. Essa cartilha foi assumida pela nossa Diocese (de Humaitá) e hoje retornou às nossas mãos com mais autoridade.

Graças a Deus temos hoje uma catequese promotora de lideranças, de pessoas encorajadas e firmes na fé capazes de enfrentá-los os seus próprios desafios com entusiasmo e alegria. Queremos uma catequese que desperte a consciência crítica de nossos destinatários, uma catequese que ensine valores humanos e bons princípios voltados ao sentido de pertença sócio-eclesial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀