Por Comunicação / Pastoral Juvenil –
No último domingo (2), foi lançado na Sede da Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, em Manaus, o Projeto “Casais Voluntários”, que tem como objetivo promover casais que desejam fazer a experiência do voluntariado social a serviço da Pastoral Juvenil Salesiana.
Dos primeiros quatro casais que estiveram presentes, alguns já estão envolvidos na pastoral juvenil salesiana, e durante a manhã puderam fazer um intercâmbio de experiências, oração, reflexão pastoral e discussão do projeto.
Os casais serão apoiadores e parceiros das mais variadas iniciativas da Pastoral Juvenil da área de Manaus, sobretudo, dando especial contribuição no processo de acompanhamento dos jovens em formação no curso de liderança juvenil.
Ao todo, para o primeiro evento, foram convocados 20 casais para a apresentação do projeto; nem todos puderam participar por causa de outros compromissos já assumidos.
“Quando o amor do casal é maduro, transborda para a experiência do voluntariado, e isso ajudará a promover nos casais a experiência do crescimento da espiritualidade matrimonial através da oração e da formação, acompanhando o processo de formação dos adolescentes e jovens da Articulação Juvenil Salesiana e de outras ações da Pastoral Juvenil Salesiana”, disse padre Antonio de Assis Ribeiro (P Bira) coordenador do projeto e delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana.
Dentre os trabalhos a serem desenvolvidos está a ajuda na captação de recursos técnicos, materiais e financeiros necessários para a sustentabilidade da Pastoral Juvenil e Vocacional; o estimulo a evangelização de outros casais através do testemunho do voluntariado; acompanhamento dos jovens na elaboração do próprio projeto de vida, e entre outros, dar suporte de mão-de-obra através do serviço de cozinha e preparação de alimentação nos eventos.
Para a Pastoral Juvenil Salesiana, essa iniciativa lançada pelo delegado para a Pastoral Juvenil Salesiana, será também uma forma de apresentar aos adolescentes e jovens casais maduros, que vivem o matrimônio de forma exemplar. Pessoas solidárias que podem educar através da escuta, do diálogo educativo com os jovens, do acompanhamento, do aconselhamento, da assistência nos eventos e participação no processo de crescimento moral e espiritual.
Para padre Bira os jovens precisam de referência “Os adolescentes e jovens, para poderem crescer, também precisam de adultos de referência” disse o coordenador do projeto.