Por COMSOC/ ISMA –
A Casa mamãe Margarida (FMA) foi a grande campeã do II Festival de Teatro Salesiano que aconteceu no sábado (17) no auditório do Colégio Dom Bosco no centro de Manaus, com a peça O Julgamento.
O Festival de Teatro Salesiano é um dos marcos da evangelização e propagação do carisma salesiano e seus valores. Mais de 100 jovens estiveram envolvidos nas apresentações e mais de 300 espectadores acompanharam o trabalho realizado pelas obras salesianas.
Este ano, quatro espetáculos foram apresentados por alunos do Colégio Dom Bosco, da Casa Mamãe Margarida, do Pró-menor Dom Bosco e do Colégio Santa Teresinha.
O quarto lugar ficou com o Colégio Dom Bosco que apresentou o espetáculo ‘Com Dom Bosco, Proclamamos a Misericórdia de Deus Cuidando da Casa Comum’ apresentado pelo grupo Os Filhos de Dom Bosco composto por 11 alunos do ensino fundamental, que com uma leve pitada de humor mostrou o cuidado que deve-se ter com a casa comum, ato de amor nascido do coração misericordioso do Pai. Ahmed Assi e Katya Regina foram os responsáveis pela direção e adaptação, e Antônio Orlando pela sonoplastia.
Narrando a memória de todas as culturas que formam a nação brasileira, destacando a Amazônia como grande riqueza do Brasil, o Centro Educacional Santa Teresinha apresentou também a presença dos primeiros missionários que trouxeram a mensagem de Cristo: os salesianos e salesianas de Dom Bosco com a peça ‘Salve a Natureza – o futuro é aqui’ de autoria da aluna Sarah Oliveira Marques, do 2º ano do ensino médio, foi interpretada por nove atores do Grupo de Teatro do Centro Educacional Santa Teresinha, alunos da instituição. Consagrando-se no terceiro lugar.
Com o espetáculo ‘Caminhos de Sonho’, o Pró-menor Dom Bosco ficou em segundo lugar. Interpretado por 24 atores do Grupo de Teatro Sementes de Um Sonho, o grupo composto por alunos dos cursos profissionalizantes oferecido pela instituição, apresentou a história de um menino que há duzentos anos nasceu num vilarejo da Itália e que hoje seu carisma faz parte da vida de milhares de jovens pelo mundo inteiro, convidando a amar o próximo e cuidar da casa comum. A peça é de autoria, direção, adaptação e sonoplastia de Josialda Pinto de Melo Cauper.
A grande campeã foi a obra Casa Mamãe Margarida (FMA) com a peça ‘Julgamento’ que abordou o tema da CF 2016 e fez um alerta sobre os cuidados que devemos ter com nossa casa comum, responsabilidade de todos. A peça interpretada por 14 atrizes da Cia de teatro Arte e Expressão, alunas do abrigo. A autoria, adaptação, sonoplastia e direção ficaram sob a responsabilidade de Leonel Worton. Vale recordar, que a obra também venceu o Festival de Teatro Salesiano de 2015.
O festival de teatro esse ano contou com três jurados técnicos e um jurado que avaliou os elementos salesianos, a atenção que a igreja tá dando pelo cuidado do nosso planeta e o ano da misericórdia. Mabrini Muniz, atriz profissional graduada em teatro pela Universidade do Estado do Amazonas; Clayson Charles, ator, cantor, palhaço e diretor; e Agatha Paes, atriz profissional graduada em teatro pela Universidade do Estado do Amazonas. O quarto jurado foi César Lobato Brito Coordenador e Professor na faculdade Salesiana Dom Bosco.