EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

CARTA DO INSPETOR

“Vinde e Vede!”
A necessidade de convocar.

Caros irmãos salesianos!

Uma saudação cordial em plena Páscoa e nestes primeiros dias do mês de maio, no qual celebramos a presença materna de Maria!

Há mais de um ano atrás recebemos com muita alegria a visita do nosso Pai Dom Bosco. Ele visitou todas as nossas casas, reunindo ao seu redor todos vocês e número muito grande jovens. Ele nos encontrou desejosos de uma maior fidelidade a Cristo e ao carisma salesiano.

No segundo semestre iniciaremos o triênio em preparação para o Bicentenário do nascimento e Dom Bosco e também do centenário da chegada dos salesianos nestas terras amazônicas. 

No início deste ano, recebemos outro estímulo importante vindo do P Páscual Chávez. Através da sua Estréia, ele convida os salesianos, demais membros da Família Salesiana, famílias, educadores e jovens a refletir sobre a vida como vocação e missão. Com o tema: ”Vinde e vede”, o Reitor-Mor nos fala da necessidade de convocar. Assim ele se expressava:

“… parece-me a coisa mais lógica e natural fazer um caloroso apelo à Família Salesiana inteira para nutrir o sentido da necessidade de convocar. De fato, nós […] sentimos hoje, mais forte do que nunca, o desafio de criar uma cultura vocacional em todos os ambientes, de modo que os jovens descubram a vida como chamado”.

Respondendo a este apelo sensível do IX Sucessor de Dom Bosco queremos, antes de tudo, reavivar nossa vocação para que através de um renovado ardor apostólico, fruto de uma ardente paixão por Cristo, possamos testemunhar com nossa vida a felicidade própria de quem se consagrou totalmente a Deus através do serviço aos jovens.

Diante de tantas motivações, achei oportuno decretar um ANO VOCACIONAL, em sintonia com o apelo do Reitor-Mor; o sentido amplo e profundo da nossa Pastoral Juvenil e a opção em prol da “animação vocacional” que fizemos no nosso Projeto Orgânico Inspetorial (POI).
Que este Ano Vocacional seja uma verdadeira celebração de agradecimento a Deus, um tempo de um novo ardor missionário; de testemunho vocacional e de empenho pessoal e comunitário para que os jovens se encontrem com Cristo e amadureçam a própria opção de vida.

Que nós salesianos sejamos “verdadeiros guias espirituais para os jovens, como João Batista que indica Jesus aos seus discípulos, dizendo-lhes: ‘Eis o Cordeiro de Deus!’” (Jo 1,36).

Na reunião com os diretores optamos para fazer a abertura oficial do Ano Vocacional na festa de São Domingos Sávio, Padroeiro da nossa Inspetoria. Ele é o primeiro santo jovem, fruto da pedagogia de Dom Bosco, santo educador de santos. Queremos rogar a este “pequeno grande santo” que ajude os jovens a escutar e a responder com generosidade ao convite do Senhor: “Vinde e vede!”.

Que Maria Auxiliadora, “Aquela que tudo fez” possa nos ajudar a testemunhar o rosto e o amor de Dom Bosco para com os jovens desta imensa Amazônia, e que a nossa presença seja uma fiel atualização daquele que foi Pai, Mestre e Amigo dos jovens.
Em Dom Bosco,

P. Benjamim Morando
Inspetor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀