EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Carnaval diferente em Manicoré

Manicoé-AM – Nos dias 21, 22 e 22 de fevereiro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Manicoré o “Carnaval Diferente”. A programação durou vários dias e foi animada pela Pastoral da Juventude e líderes das comunidades urbanas da Paróquia. Foram dias ricos animados por reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2009 no sábado e no domingo, diversão na terça-feira e retiro na quarta-feira de cinzas.

Na tarde do sábado, dia 21, a o professor Geraldo Conceição, abrindo as reflexões apresentou o tema “a realidade do carnaval e a sociedade”. Em sua reflexão acentuou, num primeiro momento, o processo de evolução que está ocorrendo no carnaval brasileiro nos últimos 50 anos. Fazendo uma análise crítica da evolução do carnaval brasileiro disse que o mesmo “passou da simplicidade de uma alegre brincadeira de famílias nas ruas, para o anonimato das multidões; passou-se do senso de respeito e pudor festivo, para o desfile de nudez, do consumo de drogas, do alcoolismo e da violência; passou-se do equilíbrio ao excesso quase em tudo. Todo excesso é profundamente prejudicial”. Lamentou a relação que se faz entre carnaval e sexo: “infelizmente hoje o governo até já relacionado diretamente o carnaval ao sexo e aproveita essa ocasião para estimular a prática de relações sexuais irresponsáveis. A publicidade não é “faça sexo”, mas “durante o carnaval use camisinha.”

No domingo pela parte da manhã, dia 23, o pároco, Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) apresentou aos participantes o texto base da Campanha da Fraternidade 2009. A exposição foi concluída com a apresentação do vídeo da Campanha da Fraternidade. Após a exposição entrou em cena o tenente Figueiró comandante do Pelotão Militar de Manicoré que apresentou o tema “Segurança e drogadição”. Disse que “o consumo de drogas ilícitas é um problema que tem muitas causas que promovem muitos problemas, sobretudo, os efeitos danosos para o físico e a mente do consumidor. O consumo de drogas tem uma direta relação com o tema da CF 2009, pois, além da violência, gera a insegurança no seio da família e da sociedade. Aquele que consome drogas não gera problemas só para si, mas cria um desequilíbrio para sua família toda. A drogadição promove a alteração de comportamento do indivíduo; tendo a sua dimensão social adulterada, ele deixa de contribuir saudavelmente com o seu modo de ser: deixa de se comunicar, de pensar, de interagir…”.

Além desse evento formativo houve também a parte do merecido lazer: na terça gorda a partir das 16:00 horas aconteceu no animado “carnaval diferente” na quadra do Centro Juvenil Salesiano. Foi uma alternativa muito saudável marcada pelo clima de família, segurança, respeito. A proposta de diversão carnavalesca foi muito bem-vinda e mobilizou crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Quem veio se divertiu à vontade dançando, pulando, cantando, com liberdade e num clima sadio e educativo.

Na quarta-feira de cinzas, pela parte da manhã, houve o retiro quaresmal. Dele participaram os educadores do Centro Juvenil Salesiano, catequistas e líderes da paróquia. O Pe. Victor Lobos estimulou os participantes à reflexão falando sobre o tema “espiritualidade quaresmal”. No momento de deserto os participantes dedicaram-se ao silêncio e tiveram também a oportunidade de fazer a experiência da Misericórdia de Deus através do Sacramento da Reconciliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀