EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Carnaval diferente em Manicoré

Manicoé-AM – Nos dias 21, 22 e 22 de fevereiro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Manicoré o “Carnaval Diferente”. A programação durou vários dias e foi animada pela Pastoral da Juventude e líderes das comunidades urbanas da Paróquia. Foram dias ricos animados por reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2009 no sábado e no domingo, diversão na terça-feira e retiro na quarta-feira de cinzas.

Na tarde do sábado, dia 21, a o professor Geraldo Conceição, abrindo as reflexões apresentou o tema “a realidade do carnaval e a sociedade”. Em sua reflexão acentuou, num primeiro momento, o processo de evolução que está ocorrendo no carnaval brasileiro nos últimos 50 anos. Fazendo uma análise crítica da evolução do carnaval brasileiro disse que o mesmo “passou da simplicidade de uma alegre brincadeira de famílias nas ruas, para o anonimato das multidões; passou-se do senso de respeito e pudor festivo, para o desfile de nudez, do consumo de drogas, do alcoolismo e da violência; passou-se do equilíbrio ao excesso quase em tudo. Todo excesso é profundamente prejudicial”. Lamentou a relação que se faz entre carnaval e sexo: “infelizmente hoje o governo até já relacionado diretamente o carnaval ao sexo e aproveita essa ocasião para estimular a prática de relações sexuais irresponsáveis. A publicidade não é “faça sexo”, mas “durante o carnaval use camisinha.”

No domingo pela parte da manhã, dia 23, o pároco, Pe. Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) apresentou aos participantes o texto base da Campanha da Fraternidade 2009. A exposição foi concluída com a apresentação do vídeo da Campanha da Fraternidade. Após a exposição entrou em cena o tenente Figueiró comandante do Pelotão Militar de Manicoré que apresentou o tema “Segurança e drogadição”. Disse que “o consumo de drogas ilícitas é um problema que tem muitas causas que promovem muitos problemas, sobretudo, os efeitos danosos para o físico e a mente do consumidor. O consumo de drogas tem uma direta relação com o tema da CF 2009, pois, além da violência, gera a insegurança no seio da família e da sociedade. Aquele que consome drogas não gera problemas só para si, mas cria um desequilíbrio para sua família toda. A drogadição promove a alteração de comportamento do indivíduo; tendo a sua dimensão social adulterada, ele deixa de contribuir saudavelmente com o seu modo de ser: deixa de se comunicar, de pensar, de interagir…”.

Além desse evento formativo houve também a parte do merecido lazer: na terça gorda a partir das 16:00 horas aconteceu no animado “carnaval diferente” na quadra do Centro Juvenil Salesiano. Foi uma alternativa muito saudável marcada pelo clima de família, segurança, respeito. A proposta de diversão carnavalesca foi muito bem-vinda e mobilizou crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Quem veio se divertiu à vontade dançando, pulando, cantando, com liberdade e num clima sadio e educativo.

Na quarta-feira de cinzas, pela parte da manhã, houve o retiro quaresmal. Dele participaram os educadores do Centro Juvenil Salesiano, catequistas e líderes da paróquia. O Pe. Victor Lobos estimulou os participantes à reflexão falando sobre o tema “espiritualidade quaresmal”. No momento de deserto os participantes dedicaram-se ao silêncio e tiveram também a oportunidade de fazer a experiência da Misericórdia de Deus através do Sacramento da Reconciliação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀