EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Capoeira no Oratório: iniciativa pastoral do Espirito Salesiano

Foi aberto o Projeto Capoeira no Oratório do CESAF.

Manaus/AM – Nós Salesianos de Dom Bosco, formamos uma comunidade de batizados que, doceis à voz do Espirito Santo, buscar ser na Igreja sinais e portadores do Amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres (C 2). Por isso nossa vocação exige que sejamos intimamente solidários com o mundo e sua historia. Abertos ás culturas dos países em que trabalhamos, procurando compreede-las e acolhemos seus valores para encarnae nelas a mensagem evangelica (C 7).

A manifestação mais recente deste Espirito Salesiano (C 10) é a abertura do Projeto Capoeira no oratório do CESAF (Zumbi l – Zona Leste de Manaus), em busca de realizarmos a nossa missão principalmente com atividades e obras nas quais é possivel promover a educação humana e cristã dos jovens (C 42).

No oratório, que é para os jovens, casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria (C 40), deve-se criar meios para que os jovens de hoje manisfestem-se e tornem-se protagonistas da própria historia de fé, no amor e por amor ao Bom Deus.

E por que o Projeto Capoeira, dentre o Futsal, Futebol, Volei, Jogos de Mesa, que também são oferecidos no Oratório, torna-se aspecto peculiar na iniciativa e flexibilidade do Espirito Salesiano? Por que estando no Brasil, temos a Capoeira como maior expressão cultural no País, por Lei (Lei no 9.394) sansionada pelo Ex-Presidente Luiz Inácio Da Silva no dia 20 de dezembro de 1996;

Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.

§ 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira. (NR)

Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Todavia está é uma Lei, dentre tantas outras do Brasil, pouco observada em seu rigor.

Nisto manifesta-se o sentido da realidade onde estamos inseridos (C 7) e a criatividade e flexibilidade que nos ensina nosso Pai e Mestre São João Bosco; “No que é de Vantagem da Juventude periclitante ou serve para ganhar almas para Deus, eu me avanço até a temeridade” (C 19).

Criamos assim a possibilidade de realizarmos em nossas obras a comunidade educativa e pastoral. Ela envolve, em clima de família, jovens e adultos, pais e educadores, até poder tornar-se uma experiência de Igreja, reveladora do plano de Deus. Nessa comunidade os leigos, associados ao nosso trabalho, dão a contribuição original de sua experiência e modelo de vida (C 47)

Antônio Carlos (Instrutor Canelão) é o Capoeirista que juntamente com o Grande apoio do C. Mestre Camaleão (do Grupo de Capoeira Quilombo), e outros alunos já graduados, desenvolveram o Projeto Capoeira no Oratório, juntamente com a Graça do Bom Deus, completando assim a comunidade educativa e pastoral.

Por Jealisson Raul, sdb
Pós-noviço

Veja mais fotos:

[nggallery id=87]

12 comentários em “Capoeira no Oratório: iniciativa pastoral do Espirito Salesiano”

  1. Muito bacana que a capoeira venha se difundido com mais força, pois é uma arte muito bonita e com certeza a de cativar muitos jovens; que Deus abençoe este projeto meu irmão. 🙂

  2. Muito bacana que a capoeira venha se difundido com mais força, pois é uma arte muito bonita e com certeza a de cativar muitos joens; que Deus abençoe este projeto meu irmão. 🙂

  3. Capoeira, arte, dança, luta, vida, história….Parabéns…e que Dom Bosco a cada dia ajude a fazer td por amor a Deus e para a salvação dos jovenss..

  4. Wellington Batista de Abreu SDB

    “No que é de Vantagem da Juventude periclitante ou serve para ganhar almas para Deus, eu me avanço até a temeridade” (C 19).
    Com esta motivação do artigo 19 de nossas constituições eu parabenizo meus irmãos Padre Sinval Marques, Padre José Benedito, ao Salesianos Leomar, Jealisson e Edvaldo, aos pré-noviços por darem tão grande passo, que é este abrir as portas de nossa casa as novas culturas para o bem da juventude, concretizando o que nosso pai e mestre Dom Bosco pediu nas contituições Artigo 17: o salesiano acolhe os valores do mundo e evita lamentar-se do tempo em que vive; conserva tudo o que é bom, especialmente quando agrada aos jovens.
    Ao Contra-Mestre Camaleão e instrutor Canelão um grande obrigado pela disponibilidade
    Que este projeto que inicia-se possa dar grandes passos para o bem destes meninos e meninas que lutam por terem vóz e vez.
    Que o Bom Deus, Maria Santissima e Dom Bosco possa abençoar tão lindo trabalho.
    Estou rezando por vocês!! e mais uma vez parabens!!!!

  5. Que Deus abençoe e Nossa Mãe Auxiliadora os conduza nessa missão…que sigam o exemplo de nosso pai Dom Bosco, ate o último suspiro seja para os jovens !

  6. A evangelização deve ocorrer de várias formas.
    Parabenizo os salesianos quanto a inovada forma de evangelizar os jovens, através da capoeira, bela iniciativa, pois devemos formar o cristão de forma integral.
    tenham um bom trabalho irmaos……………

  7. boa noite a todos gostei dessa ideia para mim a capoeira é uma maneira de demonstrar a capacidade fisíca para defender, é uma luta para defender não para machucar, de mais que busca o reflexo intelectuais um pensamento rápido para defender do outro.

  8. Diferente do que se imagina, Capoeira não é dança, não é luta, não é cultura e não é música. Capoeira é a mistura de todos esses elementos que resultou no que hoje é mundialmente conhecido como a arte marcial brasileira.
    Muiitoo boomm Gostei Muiitoo
    Parabéns!!

  9. Muito importante capoeira para juventude.Capoeira é uma arte,nada melhor que os nossos jovens praticarem essa arte tão rica em sabedoria.

  10. Sérgio Alves do Carmo

    Boa tarde meus nobres Salesianos,achei muito importante essa iniciativa de dar uma cara mais moderna e realmente inovadora colocando a capoeira em pauta já que temos nela uma arte-educativa que possa atrair crianças,adolescentes,adultos e idosos.
    Contando que com esse trabalho se possibilita dar uma nova perspectiva a seus praticantes principalmente as crianças e os adolescentes,pois com isso ira evitar que eles se percam no mundo das drogas e das más influências, dando assim uma ocupação através de uma arte genuinamente Brasileira e rica em sua origem e formação, devido as suas particularidades, como a musicalidade de forma instrumental ou vocal e também a trai não só os jovens mais os adultos e idosos fazendo -os sair do sedentarismo e os embarcando em um mundo de atividades prazerosa.

    Parabenizo a todos os Salesianos e principalmente ao Sr. Jealisson Raul pela iniciativa de idealizar esse projeto de capoeira no oratório sabendo que tudo que é novo e bom tem-se que se lutar muito para conseguir sua aceitação,um abraço a todos e que Deus os abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀