Manaus/AM – Nós Salesianos de Dom Bosco, formamos uma comunidade de batizados que, doceis à voz do Espirito Santo, buscar ser na Igreja sinais e portadores do Amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres (C 2). Por isso nossa vocação exige que sejamos intimamente solidários com o mundo e sua historia. Abertos ás culturas dos países em que trabalhamos, procurando compreede-las e acolhemos seus valores para encarnae nelas a mensagem evangelica (C 7).
A manifestação mais recente deste Espirito Salesiano (C 10) é a abertura do Projeto Capoeira no oratório do CESAF (Zumbi l – Zona Leste de Manaus), em busca de realizarmos a nossa missão principalmente com atividades e obras nas quais é possivel promover a educação humana e cristã dos jovens (C 42).
No oratório, que é para os jovens, casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria (C 40), deve-se criar meios para que os jovens de hoje manisfestem-se e tornem-se protagonistas da própria historia de fé, no amor e por amor ao Bom Deus.
E por que o Projeto Capoeira, dentre o Futsal, Futebol, Volei, Jogos de Mesa, que também são oferecidos no Oratório, torna-se aspecto peculiar na iniciativa e flexibilidade do Espirito Salesiano? Por que estando no Brasil, temos a Capoeira como maior expressão cultural no País, por Lei (Lei no 9.394) sansionada pelo Ex-Presidente Luiz Inácio Da Silva no dia 20 de dezembro de 1996;
“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
§ 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira. (NR)
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Todavia está é uma Lei, dentre tantas outras do Brasil, pouco observada em seu rigor.
Nisto manifesta-se o sentido da realidade onde estamos inseridos (C 7) e a criatividade e flexibilidade que nos ensina nosso Pai e Mestre São João Bosco; “No que é de Vantagem da Juventude periclitante ou serve para ganhar almas para Deus, eu me avanço até a temeridade” (C 19).
Criamos assim a possibilidade de realizarmos em nossas obras a comunidade educativa e pastoral. Ela envolve, em clima de família, jovens e adultos, pais e educadores, até poder tornar-se uma experiência de Igreja, reveladora do plano de Deus. Nessa comunidade os leigos, associados ao nosso trabalho, dão a contribuição original de sua experiência e modelo de vida (C 47)
Antônio Carlos (Instrutor Canelão) é o Capoeirista que juntamente com o Grande apoio do C. Mestre Camaleão (do Grupo de Capoeira Quilombo), e outros alunos já graduados, desenvolveram o Projeto Capoeira no Oratório, juntamente com a Graça do Bom Deus, completando assim a comunidade educativa e pastoral.
Por Jealisson Raul, sdb
Pós-noviço
Veja mais fotos:
[nggallery id=87]
12 comentários em “Capoeira no Oratório: iniciativa pastoral do Espirito Salesiano”
Muito bacana que a capoeira venha se difundido com mais força, pois é uma arte muito bonita e com certeza a de cativar muitos jovens; que Deus abençoe este projeto meu irmão. 🙂
Muito bacana que a capoeira venha se difundido com mais força, pois é uma arte muito bonita e com certeza a de cativar muitos joens; que Deus abençoe este projeto meu irmão. 🙂
Capoeira, arte, dança, luta, vida, história….Parabéns…e que Dom Bosco a cada dia ajude a fazer td por amor a Deus e para a salvação dos jovenss..
“No que é de Vantagem da Juventude periclitante ou serve para ganhar almas para Deus, eu me avanço até a temeridade” (C 19).
Com esta motivação do artigo 19 de nossas constituições eu parabenizo meus irmãos Padre Sinval Marques, Padre José Benedito, ao Salesianos Leomar, Jealisson e Edvaldo, aos pré-noviços por darem tão grande passo, que é este abrir as portas de nossa casa as novas culturas para o bem da juventude, concretizando o que nosso pai e mestre Dom Bosco pediu nas contituições Artigo 17: o salesiano acolhe os valores do mundo e evita lamentar-se do tempo em que vive; conserva tudo o que é bom, especialmente quando agrada aos jovens.
Ao Contra-Mestre Camaleão e instrutor Canelão um grande obrigado pela disponibilidade
Que este projeto que inicia-se possa dar grandes passos para o bem destes meninos e meninas que lutam por terem vóz e vez.
Que o Bom Deus, Maria Santissima e Dom Bosco possa abençoar tão lindo trabalho.
Estou rezando por vocês!! e mais uma vez parabens!!!!
Que Deus abençoe e Nossa Mãe Auxiliadora os conduza nessa missão…que sigam o exemplo de nosso pai Dom Bosco, ate o último suspiro seja para os jovens !
A evangelização deve ocorrer de várias formas.
Parabenizo os salesianos quanto a inovada forma de evangelizar os jovens, através da capoeira, bela iniciativa, pois devemos formar o cristão de forma integral.
tenham um bom trabalho irmaos……………
boa noite a todos gostei dessa ideia para mim a capoeira é uma maneira de demonstrar a capacidade fisíca para defender, é uma luta para defender não para machucar, de mais que busca o reflexo intelectuais um pensamento rápido para defender do outro.
Diferente do que se imagina, Capoeira não é dança, não é luta, não é cultura e não é música. Capoeira é a mistura de todos esses elementos que resultou no que hoje é mundialmente conhecido como a arte marcial brasileira.
Muiitoo boomm Gostei Muiitoo
Parabéns!!
Muito importante capoeira para juventude.Capoeira é uma arte,nada melhor que os nossos jovens praticarem essa arte tão rica em sabedoria.
Boa tarde meus nobres Salesianos,achei muito importante essa iniciativa de dar uma cara mais moderna e realmente inovadora colocando a capoeira em pauta já que temos nela uma arte-educativa que possa atrair crianças,adolescentes,adultos e idosos.
Contando que com esse trabalho se possibilita dar uma nova perspectiva a seus praticantes principalmente as crianças e os adolescentes,pois com isso ira evitar que eles se percam no mundo das drogas e das más influências, dando assim uma ocupação através de uma arte genuinamente Brasileira e rica em sua origem e formação, devido as suas particularidades, como a musicalidade de forma instrumental ou vocal e também a trai não só os jovens mais os adultos e idosos fazendo -os sair do sedentarismo e os embarcando em um mundo de atividades prazerosa.
Parabenizo a todos os Salesianos e principalmente ao Sr. Jealisson Raul pela iniciativa de idealizar esse projeto de capoeira no oratório sabendo que tudo que é novo e bom tem-se que se lutar muito para conseguir sua aceitação,um abraço a todos e que Deus os abençoe.
ficou muito fera cara
muito legal Capoeira no Oratório