EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Capítulo Geral 27 no inicio dos trabalhos

ANS/Roma – Na Itália sede da congregação já se iniciaram as atividades de acolhida e trabalhos dos participantes no Capítulo Geral 27 (CG27) sendo 220, dos quais 207 são Capitulares e treze, Convidados. A maior parte está alojada no ‘Salesianum’, de Roma, enquanto que outra encontra-se em Turim, onde os Capitulares iniciarão (22/02) uma peregrinação pelos Lugares salesianos: Valsálice, Valdocco, Colle Don Bosco, San Giovannino.

Aos Capitulares o Regulador, P. Francisco Cereda, faz chegar desde já a sua saudação em nome do Reitor-Mor, do Conselho Geral e dos Irmãos da Casa Geral. Escreve: “A todos que estão chegando dos mais diferentes lugares da Congregação e do Mundo, dirijo as mais cordiais boas-vindas. Possam todos no Capítulo sentir-se como em casa, em família. A acolhida, a cordialidade e a alegria poderão facilitar o mútuo conhecimento, a partilha, o diálogo, o discernimento”.

 É nos Lugares Salesianos que tem início o encontro capitular: “Todos nós lá nascemos” (cf. Sl 86). Continua o Regulador: “Voltando à fonte do carisma salesiano, encontraremos Dom Bosco, nosso amado Pai e Fundador. A primeira e fundamental acolhida no-la fará Ele mesmo, junto com o seu IX Sucessor, P. Pascual Chávez. Os Lugares onde nasceu o carisma de Dom Bosco e aos quais retornamos como filhos afeiçoados aguardam-nos: os Becchi e Valdocco, a Basílica de Maria Auxiliadora e a Basílica de Dom Bosco. São os nossos ‘Lugares Santos’. Ali aprendemos a viver em família e a fortalecer os nossos laços carismáticos”.

 Um período mui intenso espera pelos Capitulares, em Roma, tempo para ‘viver e trabalhar juntos’ (C 49). O P. Cereda faz-lhes por fim a todos os seus Votos: “Desejo que possam viver nestes dias a alegria da nossa comum vocação e o interesse pelo bem da Congregação; já possamos começar a ser testemunhas do Evangelho vivido radicalmente; possamos caminhar no Espírito e levar o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, magnanimidade, benevolência, bondade, fidelidade, mansidão, domínio de si (cf. Gl 5,22); possamos ter os jovens sempre conosco”.

 O tema del CG27 é vital para todos: pelos irmãos, comunidades e Inspetorias; é um tema desafiador, que se enriquece do testemunho de vida e de palavra do Papa Francesco. É um tema promissor para os jovens, suas famílias, leigos envolvidos no espírito e na missão de Dom Bosco; um tema atraente que poderá trazer credibilidade, visibilidade e, sobretudo, fecundidade vocacional.

 Guia do discernimento para as eleições

Todo encontro importante na vida da Igreja se prepara não só do ponto de vista organizativo mas sobretudo do espiritual. Por este motivo durante o Capítulo Geral dos Salesianos, está prevista, para antes das Eleições, uma fase de discernimento. Seu guia será o religioso claretiano P. José Cristo Rey García Paredes.

O P. García Paredes foi convidado a desempenhar tal encargo pelo Reitor-Mor, P. Pascual Chávez, no mês de agosto passado. Espanhol, Doutor em Teologia e Música, ensina Teologia da Vida Consagrada no Instituto de Vida Consagrada, em Madri, Instituto incorporado à Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade de Salamanca. É convidado a fazer conferências por muitos Institutos, em todo o mundo, e é Autor de numerosos artigos e livros; colabora com a revista ‘Vida Religiosa’, dos Claretianos da Espanha; e conhece de perto a Congregação Salesiana. Seu site é www.xtorey.es

Domingo, 16 de fevereiro, o P. García Paredes esteve na Casa Geral dos Salesianos, em Roma, e se reuniu em primeiro lugar com o Regulador, P. Francesco Cereda, que lhe apresentou o processo capitular levado a termo até agora: a Carta de convocação do Reitor-Mor, a celebração dos Capítulos Inspetoriais, o Instrumento de trabalho sobre o tema, a Avaliação das Estruturas de Governo Central da Congregação feita pelo Reitor-Mor e Conselho Geral, e o Regulamento do Capítulo Geral.

De modo particular o Regulador apresentou as experiências de discernimento feitas no CG24, CG25 e CG26 – os primeiros três Capítulos em que um guia acompanhou a Assembleia no discernimento para as eleições. O P. García Paredes reuniu-se ao depois também com o Reitor-Mor e o seu Vigário, e com eles e o Regulador trataram das exigências fundamentais do discernimento: ajudar a Assembleia a criar um intenso clima espiritual na busca da vontade de Deus; individuar o perfil de cada figura sobre que exercitar o discernimento.

Tratou-se igualmente de como se fez até agora o processo de suscitar a emersão dos candidatos; das propostas de avaliação das estruturas de governo que serão apresentadas pelo Reitor-Mor e o seu Conselho: e da atenção que se deva prestar em não apressar os processos, mas vivê-los com calma e serenidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀