Roma/Itália – Com atitude de muita simplicidade, discrição e objetividade o Reitor-mor Padre Pasqual Chaves, na “aula magna” (auditório) do “Salesianum”, às 09h00, abriu oficialmente a sessão de apresentação dos relatórios sobre o estado da Congregação a partir dos relatórios de cada Conselheiro Geral.
Em seu breve pronunciamento o padre Pascual disse que um Capítulo Geral é sempre um nobre momento de reflexão sobre a vida da Congregação e augurou a todos que esse caminho de reflexão, estudo e aprofundamento, leve os capitulares a discernir compromissos que projetem a Congregação para os próximos anos. Para isso é necessário saber de onde viemos e onde estamos.
Em seguida o regulador do Capítulo, Pe. Francesco Cereda, fez um breve anúncio dos trabalhos dos próximos dias. Toda a assembleia foi convidada a estar atenta à apresentação dos diversos relatórios dos Conselheiros Gerais em italiano. Para os que necessitavam de tradução simultânea, tal serviço foi imediatamente garantido.
Os primeiros relatórios apresentados foram aqueles dos diversos Dicastérios da Congregação, a saber, Formação (Pe. Francesco Cereda), Família Salesiana (Pe. Adriano Bregolin), Pastoral Juvenil (Pe. Fabio Atard), Animação Missionária (Pe. Klement Vaclav) e Comunicação Social (Pe. Feliberto Gonzales).
Concluída essa primeira série de apresentação de relatórios, os Conselheiros Regionais entraram em ação, a saber: P. Guillermo Basanes (Conselheiro Regional para África-Madagascar), P. Natale Vitali (Conselheiro Regional para América Cone Sul), P. Andrew Wong (Conselheiro Regional para Ásia Leste-Oceánia), P. M. Arokiam Kanaga (Conselheiro Regional para Ásia Sul), P. Marek Charzan (Conselheiro Regional para Europa Norte) e P. J. Miguel Núñez Moreno (Conselheiro Regional para Europa Oeste).
Cada relatório, com média de duração de 30 minutos de duração, foi apresentado a partir de dois grandes parâmetros: o programa de Governo do sexênio do Reitor e seu Conselho e as deliberações do Capítulo Geral 26. A partir desses dois parâmetros cada conselheiro, com criatividade a seu gosto, apresentou seu relatório, sobretudo identificando avanços e desafios.
Foi um dia de apresentação de grandes riquezas, fragilidades, conquistas, experiências, convicções, alegrias e esperanças da Vida da Congregação em todos os continentes.
Por padre Antônio de Assis Ribeiro (Delegado Inspetorial)