Manaus/AM – Desde de 2005, o Governo do Estado, através da SEDUC, vem promovendo aos gestores de escolas da rede estadual encontro de caráter formativo, capacitação, treinamento e outros de caráter informativo ou de análise como este que estamos participando nesses dias. O objetivo desses encontro é estudar a interpretação e divulgação dos resultados do IDEB, ENEM e IDEAM.
O Governo do Estado, em vista desse estudo, criou o SADEAM (Sistema de Avaliação de Desempenho de Educação do Amazonas), que tem por objetivo buscar a melhoria através de um contínuo monitoramento do sistema educacional, detectando efeitos positivos e negativos das políticas públicas adotadas. O SADEAM busca orientar e subsidiar a gestão institucional para possíveis correções ou distorções do processo educacional.
Para nós salesianos que temos também o compromisso com a educação é um privilégio poder participar do processo desenvolvido pelo Estado do Amazonas, no sentido de melhorias e qualificação das instituições educacionais e seus respectivos profissionais. Com esforço dedicado já é visível o resultado de melhorias nos índices nacionais do IDEB e do ENEM.
Queremos agradecer ao inspetor e seu conselho por liberar a participação nesse encontro, onde estavam presentes 600 gestores do interior e da capital. A inspetoria na atualidade possui somente duas presenças em Escolas Estaduais, que por sinal é intercultural: Escola Estadual Indígena Imaculada Conceição / Maturacá (SGC) e Escola Estadual Indígena Sagrada Família / Marauiá (Sta Isabel). Somos conscientes que através da educação é que alcançamos o desenvolvimento de uma sociedade, portanto nos empenhemos nessa empreitada educacional. Sesejamos a todos um fervoroso mês vocacional e que Dom Bosco nos mostre sempre o caminho a seguir.