EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Campanha Ficha Limpa começa na Semana da Pátria.

A 1ª Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa está acontecendo em todo o Brasil nesta Semana da Pátria.

Postos de coleta de assinaturas para o Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos estão sendo criados em todas as regiões do país pelos Comitês 9840 do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Até semana passada, o Movimento tinha ultrapassado 200 mil assinaturas. Para apresentação do PL é necessário recolher 1,3 milhão de assinaturas.

O PL trata de mudanças nos critérios de inelegibilidades, propondo a proibição da candidatura de políticos em débito com a Justiça e de parlamentares que renunciam ao mandato para fugir de possível cassação.

A arquidiocese de São Paulo aderiu à Mobilização e definiu as estratégias de ação, junto ao Comitê 9840 Estadual e à Comissão de Justiça e Paz de São Paulo. Em Volta Redonda (RJ), o lançamento da Campanha aconteceu simultaneamente na Praça Brasil desse município, e em Barra Mansa, na Praça da Matriz.

Na capital cearense, postos de coletas estão sendo criados na Cáritas Ceará, na Praça do Ferreira e no bairro Genibaú. A Mobilização acontece também no interior do Estado como em Sobral, Chaval, Camocim e Limoeiro do Norte. Em Alagoas, o Comitê 9840 atua na Mobilização Nacional com o apoio da OAB/AL. Nos dois locais estão funcionando postos de coleta.

No Pará, a coleta de assinaturas ganhou o apoio da Universidade Federal do Pará, da Universidade da Amazônia e da Universidade do Estado do Pará. O Comitê 9840 Estadual conta ainda com o apoio de todas as paróquias, que também se tornaram postos de coleta de assinaturas. Do mesmo modo, em Florianópolis (SC), o Comitê 9840, com a Cáritas de Santa Catarina, tem contado com a participação das pastorais na Mobilização. Já a Cáritas Regional da Bahia, montou um posto de coleta na Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Até o final desta primeira Mobilização, no dia 7 de setembro, novos postos serão criados. Durante o Grito dos Excluídos a ser realizado em várias cidades no próximo domingo, o eleitor também terá a oportunidade de assinar o abaixo-assinado. Para participar é preciso o número do título, por isso a necessidade de ter o título de eleitor em mãos durante a semana de mobilização.

A lista com os postos de coleta instalados pelo Brasil está disponível no site do MCCE, no link http://www.lei9840.org.br/postos.htm, e é atualizada a cada novo posto confirmado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀