EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Campanha Ficha Limpa começa na Semana da Pátria.

A 1ª Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa está acontecendo em todo o Brasil nesta Semana da Pátria.

Postos de coleta de assinaturas para o Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos estão sendo criados em todas as regiões do país pelos Comitês 9840 do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Até semana passada, o Movimento tinha ultrapassado 200 mil assinaturas. Para apresentação do PL é necessário recolher 1,3 milhão de assinaturas.

O PL trata de mudanças nos critérios de inelegibilidades, propondo a proibição da candidatura de políticos em débito com a Justiça e de parlamentares que renunciam ao mandato para fugir de possível cassação.

A arquidiocese de São Paulo aderiu à Mobilização e definiu as estratégias de ação, junto ao Comitê 9840 Estadual e à Comissão de Justiça e Paz de São Paulo. Em Volta Redonda (RJ), o lançamento da Campanha aconteceu simultaneamente na Praça Brasil desse município, e em Barra Mansa, na Praça da Matriz.

Na capital cearense, postos de coletas estão sendo criados na Cáritas Ceará, na Praça do Ferreira e no bairro Genibaú. A Mobilização acontece também no interior do Estado como em Sobral, Chaval, Camocim e Limoeiro do Norte. Em Alagoas, o Comitê 9840 atua na Mobilização Nacional com o apoio da OAB/AL. Nos dois locais estão funcionando postos de coleta.

No Pará, a coleta de assinaturas ganhou o apoio da Universidade Federal do Pará, da Universidade da Amazônia e da Universidade do Estado do Pará. O Comitê 9840 Estadual conta ainda com o apoio de todas as paróquias, que também se tornaram postos de coleta de assinaturas. Do mesmo modo, em Florianópolis (SC), o Comitê 9840, com a Cáritas de Santa Catarina, tem contado com a participação das pastorais na Mobilização. Já a Cáritas Regional da Bahia, montou um posto de coleta na Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Até o final desta primeira Mobilização, no dia 7 de setembro, novos postos serão criados. Durante o Grito dos Excluídos a ser realizado em várias cidades no próximo domingo, o eleitor também terá a oportunidade de assinar o abaixo-assinado. Para participar é preciso o número do título, por isso a necessidade de ter o título de eleitor em mãos durante a semana de mobilização.

A lista com os postos de coleta instalados pelo Brasil está disponível no site do MCCE, no link http://www.lei9840.org.br/postos.htm, e é atualizada a cada novo posto confirmado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀