EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Caminhando com Dom Bosco

Participei, em Brasília de uma reunião com o P Zuffetti e o Sr. Roberto Bertoli, responsáveis pela Peregrinação da Urna de Dom Bosco. Como é do conhecimento de todos, no período de 08 a 28 de fevereiro de 2010, teremos a alegria de receber Dom Bosco no nosso meio. Atualmente, a Urna encontra-se na Argentina. O primeiro país fora do continente europeu que teve o privilégio de acolher o Santo dos jovens foi o Chile. O P Zuffetti partilhou conosco a grande acolhida manifestada pelo povo e, de modo particular pela Família Salesiana ao nosso Pai e Mestre Fundador.

Durante a reunião, cada encarregado inspetorial pela peregrinação apresentou o cronograma das atividades. Posso dizer que estamos no caminho certo. Partilho com vocês a caminhada feita até o presente momento. Em primeiro lugar, o P Inspetor apresentou as orientações vindas de Roma ao Conselho Inspetorial. Logo em seguida foram sugeridos nomes de representantes da Família Salesiana para compor a Comissão Organizadora Central. Para coordenar estes trabalhos, o P Inspetor solicitou a minha colaboração. Em duas reuniões do Conselho, apresentei um cronograma das atividades sugeridas pela Comissão Central. Ultimamente, fiz chegar a todos os diretores, reunidos em Manaus, estas mesmas orientações. Há uma tarefa urgente a ser realizada nas Áreas, sob a coordenação do seu coordenador: a constituição de uma Comissão com membros da Família Salesiana para organizar “in loco” a peregrinação da Urna.

Já enviei um e-mail aos PP Gennaro, Sadeck e Alzimar para que agilizem até o final do mês este processo e me enviem os nomes dos membros das respectivas comissões. Em Manaus, teremos somente a Comissão Central.

É desejo do P Inspetor que a Urna visite todas as nossas Áreas [Belém – Aroma – Manaus e Rio Negro]. Infelizmente, devido a questões de logística e transporte nem todas as casas poderão acolher a Urna de Dom Bosco. Devemos ainda ultimar algumas pendências (não fáceis de resolução, mas também não impossíveis) para que a nossa “Valdocco amazônica” (Rio Negro) possa receber a visita de Dom Bosco. As casas de Humaitá e Manicoré devem organizar-se ir ou a Porto Velho ou a Manaus, com um grupo de representativo de leigos e jovens. Creio que o mesmo acontecerá com as comunidades de Santa Isabel, Iuareté e Maturacá. Porém, a situação do Rio Negro ainda não está definida devido ao transporte aéreo. A Urna é muito pesada e não é tão simples o seu transporte.

Há cerca de uma semana, reuni-me com o Diácono Daniel, o Sr. José Alves (Ilsinho – Inspetoria) e o Sr. Rosivan (Carmo-Belém), para discutirmos a respeito da elaboração do cartaz e da logomarca da Peregrinação. Apresentei algumas propostas do Rosivan, aqui em Brasília e, foram muito apreciadas. Aguardo para os próximos dias as propostas dos demais artistas elencados anteriormente. Decidimos elaborar um cartaz e uma logomarca para todo o Brasil. Vamos também escolher um Hino oficial para toda a Peregrinação. Quem desejar pode inscrever as suas composições.

A sugestão de slogan apresentada pela nossa Inspetoria: “Caminhando com Dom Bosco”, foi acolhida com entusiasmo e será utilizado na peregrinação em todo o território nacional.
Quem participou desta reunião? Além do P Zuffetti (Missini Don Bosco) e do Sr. Roberto Bertoli , estavam presentes o P Pessinatti (Cisbrasil – DF), P Antenor (Recife), P Renato (Porto Alegre), P Jairo (Belo Horizonte), P Tadeu (Campo Grande) e o P Toninho (São Paulo).

Relembro a todos que no dia 16 de agosto, data em que festejamos o nascimento de Dom Bosco e a festa da Família Salesiana, faremos o lançamento oficial em toda a Inspetoria da preparação para a Peregrinação da Urna. Este evento deve ser ressaltado nas casas e, na medida do possível deve-se convocar toda a Família Salesiana para um momento celebrativo.
Coloco-me à disposição de todos para sugestões e outros esclarecimentos.

Para aqueles que desejam acompanhar o percurso da Urna, basta acessar o site WWW. Missionidonbosco.org e clicar em “TV” no lado direito.

As comunidades devem também intensificar os membros da CEP para este evento que ressalta ainda mais o compromisso assumido por toda a Congregação do CG26 de “tornar Dom Bosco, conhecido, amado e invocado”, como Pai e Mestre da Juventude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀