EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Brasil: Arcebispo pede atuação das autoridades diante de ameaças de morte a missionários

O arcebispo de Belém (Estado do Pará, norte do Brasil), Dom Orani João Tempesta, alertou recentemente as autoridades do país sobre o quadro de ameaças de morte e intimidações a missionários e pessoas ligadas à Igreja na região da Amazônia.


Dom Orani entregou uma carta no dia 27 de junho ao procurador geral da república do Brasil, Antônio Fernando de Souza, em nome dos bispos do regional Norte 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cobrando maior presença do Ministério Público Federal no interior do Estado do Pará.


Com essa carta, entregue em audiência pública realizada na sede da Procuradoria Regional da República do Pará, o arcebispo também quer, além de presença ostensiva do Ministério Público Federal no interior, evitar mais ameaças e as próprias mortes de missionários como a de Ir. Doroty Stang, em fevereiro de 2005 em Anapu, sul do Pará.



Segundo informa a Pastoral da Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB, na carta, Dom Orani se mostra preocupado com as ameaças de morte ao bispo do Xingu, Dom Erwin Krautler, e dos padres Edilberto Sena e José Boeing, ambos da diocese de Santarém, oeste do Estado.



«Por conta da atuação da igreja na Amazônia e de seus missionários, alguns dos nossos religiosos estão expostos a ameaças contra suas vidas», diz na carta o arcebispo de Belém.



Sobretudo, os bispos estão preocupados com a destruição do meio ambiente e a constatação da crescente compra de pequenas propriedades de agricultura familiar pela agricultura mecanizada.



«Entendemos que um desenvolvimento que não respeite a biodiversidade da floresta, promovendo sua destruição e forçando o êxodo de inúmeros pequenos proprietários que sobrevivem da agricultura de subsistência, deveria passar por uma séria revisão de viabilidade», disse na carta o arcebispo de Belém.



Dom Erwin Krauter é vítima de retaliações e ameaça de morte. Já os padres foram ameaçados por meio da internet. Mas eles não são os únicos que sofrem retaliação por defenderem o meio ambiente no Pará. Coordenadores e agentes de Pastorais sociais, pequenos agricultores, religiosas, mulheres do campo, trabalhadores rurais entre outros, sofrem intimidações de pessoas ligadas ao agronegócio, justamente por serem a favor do desenvolvimento sustentável na região.



Segundo o procurador geral da República no Pará, Felício Pontes Júnior, as reivindicações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, levadas por Dom Orani, foram ouvidas com atenção pelo procurador geral da República Fernando de Souza, que as encaminhou ao Ministério da Justiça.



Segundo Felício Pontes, o Ministério Público Federal aumentará sua presença no interior, no entanto não foi divulgada a forma de atuação dos procuradores da região.



Na carta, Dom Orani justifica a ação da Igreja na diocese citando tópicos da doutrina social da Igreja.



«Á luz da Doutrina Social da igreja, o cuidado com o meio ambiente é condição essencial para qualquer projeto de desenvolvimento econômico e social, pois ‘a grande tentação do desenvolvimento consiste em que o homem, movido pelo seu egoísmo e quebra da fraternidade, ameace destruir o gênero humano, por subverter a hierarquia de valores’(Vaticano II VS 37). Com isso, esperamos que as autoridades competentes dêem prioridade (mais atenção) a situação dos religiosos, missionários e agentes e pastoral, que atuam na defesa da vida do povo da Amazônia, de nossas dioceses e prelazias», cita o arcebispo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀