EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

BOA NOITE SOBRE O SRI LANKA

SRI LANKA:
A PÉROLA DO OCEANO INDIANO, UM PARAÍSO, UMA LÁGRIMA

Por causa da sua forma e da sua proximidade à Índia, alguns a chamam “a lágrima da Índia”. Todavia por causa da atual tensão étnica e a situação política, poderiamos chamar o Sri Lanka “a ilha das lágrimas”. Têm uma extensão territorial de 65.610 km².
A população, de 19 milhões de habitantes, é formada por grupos étnicos e pluri-religiosos. Os principais grupos étnicos são: Cingaleses, Tâmil, Muçulmanos, Burger. As principais línguas são: Cingalês, Tâmil e Inglês.
No 3º séc. a.C o Budismo foi introduzido do Norte da Índia. No 16º séc. d.C. os missionários portugueses evangelizaram seja o povo Cingalês como os Tâmil, sobretudo na região costeira do oeste.

GOVERNO
O antigo Sri Lanka era governado pelo Rei, desde a chegada dos colonizadores Europeus: Portugueses, Holandeses e Ingleses.

AS CAUSAS DA TENSÃO ÉTNICA
Depois de obter a independência, o dia 4 de fevereiro de 1949, a maioria budista começou a desejar o nacionalismo, fundado sobre o Cingalês, como única língua nacional, e sobre o Budismo, como religião de estado. Monges budistas tiveram um papel de primeiro plano em fomentar este nacionalismo exagerado; desta maneira marginalizaram os Tâmil e os Cristãos. Isso influencia as atuais orientações políticas, fazendo crescer tensões e envolvendo o sistema educativo.

TRÊS FATORES QUE FAZEM CHORAR O PARAÍSO
1) Violência étnica devida ao fundamentalismo religioso
2) Turismo sexual com menores (paraíso dos meninos)
3) O desastre do Tsunami

Guerra étnica e fundamentalismo religioso
Em 1958 as escolas foram nacionalizadas e os missionários cristãos foram expulsos para agradar aos monges budistas. A Igreja Católica perdeu o controle sobre as instituições educativas. Todavia algumas escolas particulares são geridas comercialmente para atender a poucos ricos. A grande maioria das famílias pobres deve-se contentar das escolas públicas, pobremente conduzidas.
O Sri Lanka têm uma das mais altas porcentagem de alfabetização ao mundo. Porém, esta situação faz com que só o 45% dos jovens chegue a uma educação de nível superior. Cerca de 55% dos jovens das escolas de segundo grau (High School) são obrigados a procurar trabalho a baixo custo sem esperança de futuro.
Muitos jovens frustrados procuram refúgio no extremismo político idealista e também na revolução. Depois do ano de 1971, muitos jovens do sul uniram-se ao movimento extremista inspirado ao comunismo e aproximadamente 100.000 jovens perderam suas vidas. No Norte, vários jovens Tâmil, desesperados, uniram-se aos movimentos separatistas, em 1983, desejando um estado independente, livre dos extremismos da maioria Cingalês do sul. Na guerra étnica, que continua há mais de 20 anos, 60.000 jovens morreram e milhões são os que deixaram suas casas e vivem em campos para os prófugos.

O ESFORÇO SALESIANO PARA ENXUGAR AS LÁGRIMAS
O espírito de Dom Bosco inspirou aos salesianos do Sri Lanka a procurar os meninos drop-out (que deixaram a escola) e outros que não conseguiram continuar na escola média. Os nossos Centros Profissionais oferecem aos jovens frustrados uma esperança para o futuro e a perspectiva de um bom salário no mundo do trabalho.
Administramos 11 centros, dos quais 6 são escola profissionais com internato para os mais pobres entre os pobres. São abertos a todos, sobretudo àqueles que não conseguem alcançar uma educação superior, com prioridade aos órfãos. Três dos centos estão em áreas a maioria budista. Por causa do excessivo nacionalismo, fazemos todo esforço para conservar boas relações com os monges budistas que têm grande influência no lugar. Os centros de Nochchiyagama, Kandy e Ahungalla são ótimos exemplos de uma boa colaboração com os monges budistas.
Os internatos, nos centros profissionais, oferecem momentos de reflexão para resolver os conflitos, para ajudar a respeitar e aceitar outros grupos étnicos com dignidade e assim preparar a estrada para construir o diálogo e a paz. Os nossos centros de Mannar e Kilinochchi, no norte, previnem o recrutamento de crianças-soldados e oferecem aos meninos um futuro que não seja violência, guerra e morte.
Três centros são administrados por leigos, porque a presença do clero é motivo de medo entre os Budistas que advertem no nosso trabalho um plano segredo para a evangelização.
Os nossos Centros Profissionais são bastante apreciados no País. De fato, a Autoridade do Ministério para a Formação Profissional e Terceiro setor envolveu representantes do Dom Bosco no quadro consultivo deles.

Aulas de reforço e de recuperação
Este é um apostolado local para prevenir o abandono escolar. É uma oportunidade para oferecer os valores do Evangelho e dar uma formação cristã.

Enxugar as lágrimas dos abusos sobre menores
Com o aumento da violência, desde os primeiros anos ’80, o número dos turistas respeitáveis diminuiu. Todavia o turismo sexual de menores aumentou, através da máfia dos pedófilos que apelidou o Sri lanka de ‘paraíso dos meninos’.
Cerca de 33.000 crianças são vítimas do turismo sexual, sem contar com o abuso por parte dos moradores locais. Os meninos católicos que vivem na costa ocidental, onde são situadas as localidades turísticas, são as vítimas mais vulneráveis. Os Salesianos sensibilizam a população sobre este perigo, através dos meios de comunicação social, como apresentações musicais e cantos. Muitas vezes os atores e cantantes destes programas são meninos que estão se reabilitando.
Agentes dos Centros de escutas, nas praias, olham com atenção a estes meninos em perigo e os conduzem em lugares seguros, nos nossos centros. Entre Colombo e Negombo, existe um centro de reabilitação para meninos que subiram abusos sexuais. O nome de Dom Bosco no país tornou-se símbolo de proteção para os menores. O Governo convidou um representante dos Salesianos como autoridade competente para programas de proteção aos menores.
Os Salesianos receberam um prêmio nacional pela proteção aos menores.

O Tsunami
A assistência e o socorro dos Salesianos enxugou as lágrimas originadas pelo Tsunami.
Depois do Tsunami, graças à solidariedade oferecida pelo Reitor-Mor, através do Dicastério das Missões, os Salesianos foram capazes de conquistar a benevolências seja dos Budistas, Cingaleses, como dos Tâmil, Hindus. Dom Bosco tronou-se um nome conhecido nas regiões costeiras atingidas por este desastre improviso. Pode-se ver os nome de Dom Bosco gravado nas mil embarcações dos pescadores que perderam tudo na desgraça.
A Assistências dos salesianos vai do socorro imediato às ajudas a longo prazo, como educação, saúde e construção de casas.

Irmãos
A nossa Vice-inspetoria é formada por 29 padres e 30 clérigos em formação, 1 irmão leigo com votos perpétuos e 2 com votos temporários, mais 2 noviços. Somos abençoados com 80 aspirantes. No momento, a preocupação principal é a formação e a consolidação das comunidades.
Em 2006 os salesianos celebraram o Jubileu de Ouro da presença em Sri Lanka. O objetivo dos Salesianos, nos próximos 50 anos, será “caminhar com os jovens rumo à paz”.

Boa noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀