EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish

Bispos iniciam 51ª Assembleia Geral da CNBB

Aparecida/SP  – Teve início quarta-feira, 10, a 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) que neste ano tem como tema central”Comunidade de comunidades – uma nova paróquia”. Os trabalhos foram abertos com uma Missa celebrada pelo arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno, às 7h30, no Santuário Nacional. Ao todo, o evento realizado em Aparecida até 19 de abril reúne 361 bispos e arcebispos e 43 bispos eméritos.

Em sua homilia na Missa de abertura, Dom Damasceno lembrou que a Assembleia deste ano acontece no contexto do Ano da Fé, instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, e no espírito dos 50 anos do Concílio Vaticano II. “Passaremos juntos os próximos dez dias em oração, partilha fraterna de experiências pastorais, estudo e reflexão. Os momentos de oração e celebração, queremos vivê-los em profunda comunhão com os romeiros, aqui no Santuário, e com os que, em casa, estarão em sintonia conosco. O estudo e a reflexão se estenderão sobre diversos temas de interesse eclesial, mas se concentrarão principalmente em torno do tema central: a renovação de nossas paróquias”, afirmou.

Dom Damasceno confiou os trabalhos da Assembleia à Virgem Aparecida, em cuja casa a reunião se realiza. “Ela que aqui nos recebe, como Mãe, interceda por nós, para que continuemos a ‘evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo’”.

Dom Dimas participa de coletiva de imprensa

Ao final da celebração, os bispos se dirigiram para o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, onde o presidente da CNBB declarou oficialmente aberta a Assembleia. Ele citou alguns dos subtemas que serão abordados ao longo do encontro, como o diretório de comunicação, a questão agrária e a Jornada Mundial da Juventude.

Por fim, Dom Damasceno destacou o objetivo de dinamizar a própria missão evangelizadora, para responder eficazmente aos desafios contemporâneos e pediu que todos rezem pelo êxito do encontro.

Fonte: Canção Nova