Papa Bento XVI faz viagem apostólica ao continente africano
O papa Bento XVI partiu na manhã desta terça-feira, 17, para o continente africano, onde visitará durante uma semana Camarões e Angola. O pontífice dará atenção especial aos problemas que vivem os dois países, de modo especial, às guerras, à forme e às doenças que castigam a população do continente.
Na primeira etapa da viagem, Bento XVI permanecerá até sexta-feira, 20, em Yaoundé, capital de Camarões. Ali entregará o Instrumentum Laboris, Instrumento de Trabalho do segundo Sínodo para a África, que acontecerá no Vaticano no mês de outubro.
Entre os dias 20 e 23 o pontífice estará na Angola. Estão em pauta encontros com políticos, bispos, religiosos, leigos e movimentos femininos católicos. Bento XVI chega na capital de Camarões hoje ao meio-dia, horário de Brasília, e será recepcionado no aeroporto Nsimalen pelo presidente do país, Paul Biya. Após o discurso de boas-vindas do presidente, o papa dirigirá, ao continente, sua primeira saudação em terras africanas.
Antes de partir ao continente africano, o pontífice pediu as orações dos fiéis pela sua 11ª viagem apostólica internacional. E afirmou que levará o amor de Jesus Cristo aos países que visitará: “Parto para a África com a consciência de não ter nada a propor e a dar aos que encontrarei, a não ser Cristo e a Boa Nova da sua Cruz, mistério de amor supremo, de amor divino, que vai além de toda resistência humana e torna possível até o perdão e o amor pelos inimigos”.
Segundo o diretor da Sala de Imprensa vaticana, padre Federico Lombardi, o papa pedirá “reconciliação, paz e justiça” para os povos da África – esse é o lema do II Sínodo de Bispos africanos.