EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Bento XVI fala da urgência da pastoral vocacional

Na mensagem à 55ª Assembléia Geral da Conferência Episcopal Italiana reunida em Assis, o Papa Bento XVI destacou a necessidade e urgência de “incrementar a pastoral vocacional e definir cada vez melhor a proposta formativa” dos candidatos ao sacerdócio, frente a diminuição do clero e o aumento da idade média dos sacerdotes.



Ao compartilhar com os bispos italianos esta preocupação, o Santo Padre assinalou que é “necessário e urgente aumentar a pastoral vocacional e definir cada vez melhor a proposta formativa, de maneira que se garanta uma preparação humana, intelectual e espiritual que esteja à altura dos novos desafios que o ministério sacerdotal está chamado a enfrentar”, informa a Rádio Vaticano.


A Assembléia do Episcopado italiano, enfrenta dois temas de “grande relevância”, disse o Santo Padre: A formação dos futuros presbíteros e a presença da Igreja no mundo da saúde.



Ao aprofundar sobre o primeiro, Bento XVI enfatizou que a “Igreja hoje tem necessidade de sacerdotes que sejam plenamente conscientes do dom da graça que recebem com a ordenação presbiteral e com a missão a eles confiada em um tempo de rápidas e profundas mudanças”. E para que as comunidades cresçam harmoniosamente na verdade e na caridade, “é indispensável que os sacerdotes ajam em nome de Cristo e que vivam em íntima comunhão com Ele”. O Pontífice explicou que o seminário deve ser o contexto onde amadureça esta “busca de uma relação pessoal com Cristo” e deve ser “tempo na vida de um discípulo de Jesus para uma formação que tem diversas dimensões que convergem na unidade da pessoa”.



É também importante que “esta ação formativa tenha lugar em um contexto comunitário, para ser um reflexo daquela comunhão de vida que Jesus tinha com seus discípulos”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀