O papa Bento XVI chegou nesta quinta-feira à Alemanha em sua primeira viagem ao exterior para participar da Jornada Mundial da Juventude, que reúne na cidade de Colônia meio milhão de jovens de cerca de 190 países.
O avião no qual viajava o papa, um Airbus 321 da companhia Alitalia, aterrissou ao meio-dia (horário local) no aeroporto de Colônia-Bonn, onde foi recebido pelo presidente alemão, Horst Köhler, e pelo chanceler, Gerhard Schröder, com suas respectivas esposas.
Querido Santo Padre, bem-vindo a sua pátria, bem-vindo à Alemanha”, disse Köhler, que destacou o fato de que se trata do primeiro cidadão alemão a ser eleito papa nos últimos 500 anos.
Bento XVI, que ao contrário de seu antecessor, João Paulo II, não beijou o chão após descer do avião, algo que gerava rumores na mídia, permanecerá na Alemanha até o dia 21.
O papa, cuja visita está sendo classificada como “histórica”, pisou o território alemão às 07h06 de Brasília e, após saudar o Chefe de Estado e sua esposa, foi pelo tapete vermelha até um pódio, onde escutou o hino nacional e presenciou uma breve cerimônia militar.
O papa se reunirá com representantes do Governo alemão e terá uma apertada agenda, que acabará com a realização da missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, na qual se acredita que comparecerão até 800.000 pessoas.
Trata-se da primeira visita realizada por Bento XVI ao país em que nasceu há 78 anos.