EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Avaliando a PASCOM

Encontro Latino-americano discute identidade da Pascom

Com o objetivo de refletir a identidade da Pastoral da Comunicação (Pascom) num novo contexto cultural, gerado pelas novas tecnologias, e à luz do Documento de Aparecida, o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) realizou o Encontro Latino-americano e Caribenho de Comunicação. O evento ocorreu em Bogotá, Colômbia, de 4 a 6 de março.

Participaram do encontro o presidente da Comissão de Comunicação do Celam, dom Gregorio Rosa Chávez, de El Salvador, pesquisadores e profissionais da comunicação e assessores do Setor de Comunicação das conferências episcopais da América Latina e Caribe. Do Brasil esteve presente a assessora do Setor Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari.

“Este encontro foi fundamental para definir as linhas de comunicação nesta nova etapa em que está contextualizada a Igreja, particularmente no que se refere aos desafios da missão permanente no Continente”, explica Ir. Élide

“Também foram partilhadas experiências significativas de comunicação, como o processo de Pastoral da Comunicação ocorrido entre os anos 2005 a 2009. Percebeu-se que o meio mais fácil e acessível para a Igreja é a internet, que vem criando espaços e avanços de informação e formação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo”, acrescentou.

Os participantes refletiram ainda a mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações 2009, que será celebrado no dia 24 de maio. Este ano, a mensagem apresenta o tema Novas tecnologias e novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade. “Para o Papa as novas tecnologias são um Dom de Deus e são expressão do seu amor que precisam ser valorizados e privilegiados para a evangelização”, disse irmã Élide.

Segundo a assessora, a iniciativa irá acontecer todos os anos e constituirá um espaço permanente de debate, reflexão e troca de experiências sobre a Pastoral da Comunicação, tendo presente a missão de evangelizar com os processos e meios de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀