EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

AUDIÊNCIA COM BENTO XVI

 A Sua Santidade
Papa Bento XVI
Cidade do Vaticano

Beatíssimo Padre,

sentimos grande alegria e consideramos dom admirável de Deus poder encontrar Sua Santidade por ocasião do 26º Capítulo Geral. Estou feliz por poder apresentar-Lhe os membros do novo Conselho Geral, eleitos na semana passada, e todos os outros Inspetores-Provinciais, com seus respectivos delegados, das 96 Circunscrições nas quais está subdividida a nossa Sociedade Salesiana. Estão também presentes alguns convidados no papel de observadores. Ao todo, 233 membros, que representam os quase 16 mil Salesianos presentes em 139 países do mundo.
A alegria produzida em nós por este encontro com o Santo Padre é fruto e expressão do nosso Carisma. De fato, o nosso Pai Dom Bosco costumava dizer: "Todo esforço é pouco quando se trata da Igreja e do Papado" (MB V, 577). Ele tinha uma visão enraizada na certeza da presença viva do Espírito Santo na Igreja, na convicção de que o Papa é o Vigário de Cristo na terra, e na consciência de que Nossa Senhora é a Auxiliadora dos Cristãos. Em coerência com esses princípios promoveu e realizou iniciativas, tomou decisões e aceitou tarefas difíceis, sempre a fazer da vontade do Santo Padre um ponto de referência fundamental da sua ação e da sua espiritualidade. Este modo de sentir está vivo em nós, Beatíssimo Padre, e, com ele, além de exprimir a nossa proximidade e adesão à pessoa do Papa entendemos exprimir o nosso Amor e a nossa entrega total a serviço da Igreja.
O Capítulo que estamos a celebrar focalizou a atenção sobre um importante núcleo carismático da nossa Congregação Salesiana: "Da mihi animas, cetera tolle". Esta breve oração é o lema que Dom Bosco escolheu, desde os inícios, para o seu apostolado entre os jovens. Ele queria assim exprimir, ao mesmo tempo, a sua total entrega a Deus, uma grande paixão apostólica e a disponibilidade total a qualquer renúncia, desde que pudesse concretizar a sua missão.
Durante este Capítulo Geral pudemos confrontar-nos com esta dedicação total do nosso Santo Fundador a Deus nos jovens. Propusemo-nos a retornar a Dom Bosco e dele partir, com a vontade de estudá-lo, amá-lo e invocá-lo aplicando-nos ao conhecimento da sua história e das origens da Congregação; e tudo isso a fim de "retornar aos jovens", para estarmos à escuta de suas invocações e assumirmos suas inquietações e expectativas, à luz da cultura atual.
Sentimos toda a atualidade do Carisma educativo do qual somos portadores, Beatíssimo Padre, e pretendemos vivê-lo intensamente pelo bem da juventude como contribuição original àquela que é a missão evangelizadora da Igreja.
A celebração de um Capítulo Geral é sempre também um momento de revisão e estamos felizes de poder constatar que nossos Irmãos estão trabalhando com fidelidade e eficácia em tantas partes do mundo. Trinta anos atrás, o Reitor-Mor, P. Egídio Viganò, dera origem ao "Projeto África". Uma vasta iniciativa de gemellaggi missionários fez com que a nossa presença pudesse multiplicar-se, alargando-se até chegar a 42 países do Continente. Hoje, os irmãos na África são mais de 1.200 e a maioria deles é autóctone. Continuamos a trabalhar na América Latina com grande empenho no campo da educação. É sempre grande a atenção aos jovens mais pobres das periferias urbanas, da rua e também das zonas menos progredidas do continente. Na Ásia e Oceania, onde a religião católica é percentualmente pouco difundida, temos um grande florescimento vocacional e a evangelização é levada adiante com entusiasmo e com fruto, sobretudo entre as populações de origem tribal. Isso acontece na Índia, na Indonésia, no Vietnã, em Timor, até as Ilhas Figi e Samoa. Um sonho ainda continua no coração, o de nos dedicarmos à juventude da grande China e assim levar à finalização o sonho missionário de Dom Bosco. Quando agradar ao Senhor abrir também esta porta, será uma grande alegria para toda a Igreja e também para a nossa Congregação.
Estamos conscientes, Santidade, que a missio ad gentes é uma vocação que nos chama com renovado empenho pelo continente europeu, como também pelas zonas menos progredidas do continente norte-americano e da Austrália. Dom Bosco compele-nos a buscar caminhos novos para encontrar também esses jovens; eles, muitas vezes, não apresentam sinais de pobreza material, mas possuem certamente uma grande pobreza do ponto de vista espiritual; estão em busca de respostas e não têm amigos do coração; têm fome de vida e perderam o sentido da vida. Por tudo isso, o Capítulo Geral orientou-se na formulação de um "Projeto Europa", que mira a redesenhar a presença salesiana com maior incisividade e eficácia neste continente. Ou seja, buscar uma nova proposta de evangelização para responder às necessidades espirituais e morais destes jovens, que se nos apresentam um pouco como peregrinos sem guias e sem meta.
Beatíssimo Padre, enquanto renovamos os sentimentos do nosso reconhecimento filial, asseguramos-Lhe a oração constante pelas suas intenções, pela Igreja e pelo mundo, e acolhemos do senhor, com alegria, as orientações que mais claramente poderão marcar a caminhada da nossa Congregação nos próximos seis anos, que nos prepararão de maneira imediata à celebração do bicentenário do nascimento de Dom Bosco (1815-2015).
Sinta-nos sempre seus devotíssimos filhos e abençoe-nos.

P. Pascual Chávez Villanueva
Reitor-Mor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀