EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Ato Cívico no Colégio Dom Bosco de Manaus

Na terça-feira, dia 04 de setembro, os alunos do Colégio Dom Bosco de Manaus reuniram-se na quadra central para fazer as suas homenagens à pátria brasileira. No primeiro momento, Pe. Bira acolheu a todos e falou sobre a importância de vivermos na sociedade a nossa cidadania. Em seguida, o prof. Franco dos Santos fez o seguinte discurso, intitulado ´Que país é este?`:


“Há 185 anos atrás um grupo de pessoas lideradas pelo príncipe Dom Pedro consolidava um processo que resultaria na formação da Nação Brasileira. Há 157 anos sob a liderança de Tenreiro Aranha a nossa região conseguia a sua tão sonhada autonomia transformando-se em mais uma província do Império brasileiro.


De comum entre estes dois episódios estava a promessa de dias melhores para um povo bastante sofrido. Porém, estes mesmos homens que trouxeram esta esperança foram também os mesmos que permitiram que a desigualdade permanecesse como um câncer a corroer as nossas relações sociais. O sonho de dias melhores permanece, porém, a realidade que presenciamos ainda está bastante distante do que desejamos, basta olharmos para as nossas favelas com a sua população desasistida, ou, na oferta de serviços públicos (como saúde e educação) bastante distantes dos padrões desejamos, sem contar o crescimento do crime organizado, da corrupção e de outras mazelas constantemente repetidas nos nossos meios de comunicação num tom até bastante persimista.



Diante deste quadro devemos ter em mente que estas datas nos servem de sinal de que, não só o sonho de construirmos uma sociedade ideal ainda está longe, como também, de que devemos fazer a nossa parte para que o nosso estado e a nossa nação se tornem dignos do povo honesto e trabalhador que o habitam. Devemos hoje nos perguntar o que poderemos fazer? Ou pelo menos, como Renato Russo, num tom desafiador: ´Que país é este?`”



Após este discurso todos os alunos e educadores ouviram esta música do Renato Russo. Em seguida, a banda sinfônica do Colégio Dom Bosco, executou os hinos da Independência e do Amazonas, e o hino Nacional Brasileiro, encerrando assim, a programação de abertura da semana da pátria.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀