Por Vívian Marler / Comunicação Santuário São José –
A Arquidiocese de Manaus realizou, no Santuário Arquidiocesano São José Operário, hoje (21), o encontro entre Dom Piero Marini, presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, e cerca de 3.800 coroinhas de Manaus.
Este foi o primeiro encontro de coroinhas no Brasil com um cerimoniário do Papa. Dom Piero Marini foi mestre de cerimônias litúrgicas do Papa João Paulo II e Bento XVI, e veio ao Brasil para alguns compromissos, e em Manaus irá participar da aula inaugural do ITEPES – Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia.
Durante o encontro, Dom Piero falou de sua trajetória na Igreja até os dias de hoje. Com 75 anos, ele abriu a manhã contando sobre como arranja força para trabalhar “Tenho 75 anos e viver em meio aos coroinhas, trabalhando junto com eles me rejuvenesce, me dá forças para prosseguir com minha missão”.
Com o objetivo de reunir os coroinhas sob a temática sobre vocação e espiritualidade, dois outros religiosos falaram sobre sua vocação, como o diácono Humberto, que mesmo tendo passado em concurso publico para ser soldado, nunca esqueceu do desejo de se tornar religioso “Tive uma vida normal como todos vocês, passei para ser soldado, mas meu amor pela vocação, e o desejo de me tornar religioso só crescia, e em fevereiro passado fui ordenado diácono”.
Após responder perguntas dos coroinhas, foi realizada uma Celebração Eucarística com a participação do bispo-auxiliar de Manaus Dom José Albuquerque. Para Juan Gabriel, coordenador arquidiocesano da PCAC – Pastoral dos Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários, o encontro alcançou o objetivo “Acredito que o encontro foi bom, recebemos a principal mensagem de que devemos buscar a vocação cristã e ser santos no dia a dia”, disse.
Após o encontro, Dom Piero Marini e Dom José Albuquerque reuniram-se com os Salesianos (sdb) para um almoço festivo.
Mais fotos podem ser acessadas na fanpage do Santuário Arquidiocesano São José Operário, aqui.