Nos dias 05, 06, 07 e 08 de agosto tivemos a XLI Assembléia Ordinária da CRB Regional Manaus-AM/RR. Éramos uns 80 religiosos/as. Muita alegria e diálogo caracterizaram esta Assembléia. Não foi dificil se sentir irmão entre irmãos.
O tema central foi DE OLHOS FIXOS EM JESUS PERCORRENDO NOVOS CAMINHOS NA AMAZÔNIA. Uma provocação a VRC neste grande contexto amazônico cheio de desafios. No dia 05 começamos com uma análise de conjuntura feita pelo professor Marcelo Seráfico. Infelizmente não tive a possibilidade de participar porque me uni aos salesianos de Manaus na missa de 7o. dia do saudoso padre Marcelo Bertolusso.
No dia 06, após as apresentaçoes de praxe e aprovação do regimento da Assembléia, tivemos a fala do irmão marista Ferrarini sonbre a conjuntura da Igreja na Amazônia. Um tema complexo que mexeu com nossas opções e, sobretudo com a presença da VRC e seus desafios diante dos gritos que ecoam desta imensa realidade.
Na tarde tivemos um encontro por núcleos de animação da VRC. Partilhamos as conquistas, as lacunas e avaliamos a vitalidade dos núcleos. É um fato que a vida religiosa masculina é bastante ausente. A tentação da clericalização ameaça nosso ser pessoas consagradas. Em continuidade a irmã Guaracema apresentou o relatório do triênio e chamou a atenção da responsabilidade de todos os associados pela CRB.
A irmã Ivoneide Viana de Queiroz, representate da Nacional, nos falou sobre a Assembléia Nacional da CRB e suas opções fundamentais. Apresentou num DVD o relatório da diretoria nacional. Muitos avanços na VRC e também muitos apelos de renovação, profetismo e missionariedade.
No sábado os núcleos e as várias equipes de animação da VRC apresentaram seus relatórios. É um momento rico para ver a vitalidade e a criatividade de tantos religiosos e religiosas que dão a vida em frentes de trabalhos variados, mas sempre movidos pela paixão pelo Reino de Deus. Padre Albano Ternus, jesuita, nos presenteou com uma fala osbre a Vida religiosa Místico-Profética na Amazônia. Um texto elaborado a partir da leitura da Eucaristia, principal alimento de nossas vidas e compromisso com a transformação da realidade. Como bom jesuíta padre Albano fez um caminho de discernimento conosco mostrando a radicalidade de nossa vida a partir da adesão a Jesus Cristo.
Na tarde do sábado trabalhos nas prioridades e nas ações para o próximo triênio. Duas preocupações tocam profundamente a VRC: as juventudes e o compromisso com as grandes questões Panamazônicas. A partir destas questões surgiram duas prioridades e ações que serão divulgadas no tempo oportuno.
No domingo iniciamos com uma bela celebração eucarística e voltamos outra vez as prioridades (travessias) e votamos no texto. Dom Luis esteve conosco e nos falou da necessidade de não perdermos a alegria do testemunho. Terminamos a manhã com o envio e o compromisso de todos em concretizar nas bases prioridades assumidas.
A VRC continua seu papel de testemunho e serviço com os carismas diversos. Que Deus nos ilumine sempre.