EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Assembléia Regional da CRB

Nos dias 05, 06, 07 e 08 de agosto tivemos a XLI Assembléia Ordinária da CRB Regional Manaus-AM/RR. Éramos uns 80 religiosos/as. Muita alegria e diálogo caracterizaram esta Assembléia. Não foi dificil se sentir irmão entre irmãos.

O tema central foi DE OLHOS FIXOS EM JESUS PERCORRENDO NOVOS CAMINHOS NA AMAZÔNIA. Uma provocação a VRC neste grande contexto amazônico cheio de desafios. No dia 05 começamos com uma análise de conjuntura feita pelo professor Marcelo Seráfico. Infelizmente não tive a possibilidade de participar porque me uni aos salesianos de Manaus na missa de 7o. dia do saudoso padre Marcelo Bertolusso.

No dia 06, após as apresentaçoes de praxe e aprovação do regimento da Assembléia, tivemos a fala do irmão marista Ferrarini sonbre a conjuntura da Igreja na Amazônia. Um tema complexo que mexeu com nossas opções e, sobretudo com a presença da VRC e seus desafios diante dos gritos que ecoam desta imensa realidade.

Na tarde tivemos um encontro por núcleos de animação da VRC. Partilhamos as conquistas, as lacunas e avaliamos a vitalidade dos núcleos. É um fato que a vida religiosa masculina é bastante ausente. A tentação da clericalização ameaça nosso ser pessoas consagradas. Em continuidade a irmã Guaracema apresentou o relatório do triênio e chamou a atenção da responsabilidade de todos os associados pela CRB.

A irmã Ivoneide Viana de Queiroz, representate da Nacional, nos falou sobre a Assembléia Nacional da CRB e suas opções fundamentais. Apresentou num DVD o relatório da diretoria nacional. Muitos avanços na VRC e também muitos apelos de renovação, profetismo e missionariedade.

No sábado os núcleos e as várias equipes de animação da VRC apresentaram seus relatórios. É um momento rico para ver a vitalidade e a criatividade de tantos religiosos e religiosas que dão a vida em frentes de trabalhos variados, mas sempre movidos pela paixão pelo Reino de Deus. Padre Albano Ternus, jesuita, nos presenteou com uma fala osbre a Vida religiosa Místico-Profética na Amazônia. Um texto elaborado a partir da leitura da Eucaristia, principal alimento de nossas vidas e compromisso com a transformação da realidade. Como bom jesuíta padre Albano fez um caminho de discernimento conosco mostrando a radicalidade de nossa vida a partir da adesão a Jesus Cristo.

Na tarde do sábado trabalhos nas prioridades e nas ações para o próximo triênio. Duas preocupações tocam profundamente a VRC: as juventudes e o compromisso com as grandes questões Panamazônicas. A partir destas questões surgiram duas prioridades e ações que serão divulgadas no tempo oportuno.

No domingo iniciamos com uma bela celebração eucarística e voltamos outra vez as prioridades (travessias) e votamos no texto. Dom Luis esteve conosco e nos falou da necessidade de não perdermos a alegria do testemunho. Terminamos a manhã com o envio e o compromisso de todos em concretizar nas bases prioridades assumidas.

A VRC continua seu papel de testemunho e serviço com os carismas diversos. Que Deus nos ilumine sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀