EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Assembléia de Líderes de Comunidades Ribeirinhas em Manicoré

Manicoré/AM – Aconteceu, no último final de semana, dia 05 e 06 de novembro/2008, no Centro de Formação Catequética da Paróquia Nossa Senhora das Dores, uma assembléia extraordinária dos líderes de comunidades ribeirinhas. Participaram desse evento 62 líderes rurais das duas paróquias presentes em Manicoré: Nossa Senhora das Dores (matriz) e Nossa Senhora Auxiliadora. Por causa de inúmeras dificuldades muitas comunidades estavam sem representantes.

Organizada e coordenada pela Pastoral da Itinerância, que é liderada por uma equipe de missionários composta por um sacerdote diocesano (Pe. Valdeir) e três religiosas de diferentes congregações (uma comunidade religiosa inter-congregacional), a assembléia contou com o decisivo desejo, apoio e presença dos párocos das duas paróquias Pe. Alfredo Souza e padre Bira, pois a Pastoral da Itinerância atende as duas paróquias.

O conteúdo da Assembléia baseou-se em dois grandes momentos: formação sobre liderança, com um tempo dinamizado pelo padre Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) pároco da Igreja Matriz e outro sob a liderança do padre Alfredo Souza que refletiu sobre a importância do planejamento na vida da comunidade; o outro bloco de atividades foi organizada pelo padre Valdeir (líder da Pastoral da Itinerância) e consistiu na elaboração do calendário 2009 das atividades da pastoral da Itinerância.

Esse evento foi de grande importância pastoral para a Igreja em Manicoré pelo fato de manifestar senso de comunhão entre as paróquias, animação das lideranças ribeirinhas, definição de orientações comuns para a Pastoral da Itinerância. Ao longo da Assembléia várias questões relativas à pastoral ribeirinha foram discutidas tais como: a sustentabilidade econômica da pastoral, promoção de um serviço pastoral animado por leigos, presença dos párocos nas comunidades, organização político-religiosa das comunidades, promoção da juventude… Algumas dessas preocupações já se converteram em propostas de compromisso para 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀