EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ASSEMBLEIA PRÉ-CAPITULAR NA ÁREA DO RIO NEGRO

Em preparação para o XX Capítulo Inspetorial 2022. Os salesianos da Área do Rio Negro se reuniram em São Gabriel da Cachoeira/AM, para a realização da Assembleia Pré-Capitular. Participaram salesianos das comunidades de Iauaretê, Maturacá, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro.

A abertura aconteceu no dia 11/11 às 18h00, no auditório do Centro Juvenil Salesiano com uma celebração da Palavra conduzida pelo Salesiano Antônio Neto, em seguida padre Raimundo Marcelo fez a acolhida dos participantes e o padre Inspetor, Jefferson Luis, em breves palavras, motivou os salesianos para o bom andamento da Assembleia.

Na manhã do dia 12/11, o padre Inspetor presidiu a celebração eucarística e iniciou os trabalhos falando da importância das assembleias pré-capitulares e refletiu com os salesianos as linhas programáticas do Capítulo Geral 28, proposto pelo Reitor Mor. Após as reflexões, padre Marcelo encaminhou os trabalhos em grupos. No momento da plenária os grupos apresentaram as propostas concretas, muito profundas e enriquecedoras.

Apesar de sua brevidade, esse encontro nos impulsionou para uma profunda reflexão que nos convida a fortalecer a nossa identidade carismática e no retorno ao “Da mihi animas, coetera tolle”, falou padre Jacinto da comunidade de Santa Isabel do Rio Negro/AM. No início da Assembleia falamos do título dos subsídios, “QUINHAPIRA” e de sua significatividade na cultura rio negrina, portanto, concluímos a assembleia deliciando a saborosíssima quinhapira, concluiu padre Jacinto.

A quinhapira é peixe cozido com pimenta, típico da região do Alto Rio Negro.

Observação: o termo quinhapira é uma palavra em nheengatú (língua geral).  Quinha significa pimenta e pira (pirá) significa peixe: peixe na e com pimenta.

LOGO CI 2022 rio05 rio08 rio07 rio04 rio03 rio01 rio02 rio06 rio10 rio16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀