EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

As atividades no III ESA: dias 09 e 10

Depois de um reforçado café da manhã todos os participantes, no dia 09, se dirigiram ao Auditório do CEMA onde o grupo do Cone Sul acolheu-nos com cantos e animação bem salesiana. Antes da oração o grupo do México presenteou os participantes com lindos lenços vermelhos com desenhos de N.S. de Guadalupe. Logo depois, com uma bonita oração da manhã foi dado início ao trabalho. Dois representantes do SEPSUR Escolar apresentaram a síntese do texto que foi entregue aos participantes tratando do primeiro sub-tema do III ESA cujo título é: “Uma sociedade em mudança cultural: desafios para animação-gestão escolar e acompanhamentos dos jovens”. Após a explanação da síntese houve tempo para esclarecimentos das dúvidas e encaminhamento da metodologia do trabalho para a atividade da tarde em que os participantes foram divididos em grupos para discutir as propostas do tema de estudo. Cada grupo escolheu uma política, seguida de duas linhas de ação e um indicador para ser apresentada no plenário onde os representantes dos grupos fizeram as apresentações das propostas escolhidas e, na manhã seguinte, e equipe de síntese do encontro fará a apresentação do que foi trabalhado nos grupos.

As atividades encerraram-se com a Eucaristia presidida pelo P. Natale Vitali, regional do Cone Sul, que fez uma feliz relação entre a leitura do evangelho de S. João (21, 15-19) e os desafios da temática do dia de hoje em que Pedro se deixa acompanhar recebendo o perdão de Jesus que o acompanhou até o fim reafirmando seu amor incondicional ao Mestre.

A noite foi aproveitada para um encontro entre os delegados de PJS presentes e o novo conselheiro geral, P. Fábio Attard. Cada delegado apresentou-se e tratou de oferecer brevemente um panorama pastoral de cada inspetoria. No fim, como conclusão do encontro, P. Fábio agradeceu a doação de cada um no trabalho que vem se realizando em cada inspetoria e colocou o Dicastério a disposição para escutar e acompanhar fraternalmente as inspetorias. Dessa forma terminou o primeiro dia do III ESA. Em outra sala, a profª. Meire participou da partilha de experiência da implantação da RSE.

Nos dias seguintes o esquema da programação será o mesmo modificando os temas que serão tratados, assim como os animadores do plenário e da liturgia. No dia 10, após a oração matutina preparada pela Região ANDINA/CINAB e o regalo oferecido pela delegação da Colômbia, foi apresentado pela equipe de síntese o esboço do desafio recolhido dos grupos na tarde do dia anterior sob o tema da animação/gestão e acompanhamento dos jovens. Após várias intervenções do plenário a equipe recolheu as propostas e trabalhará para melhorar o desafio proposto. Após o intervalo, representantes da equipe Região ANDINA/CINAB apresentou o tema da educomunicação com o enfoque da “ressignificação da escola salesiana na América em perspectiva da cultura da comunicação” havendo em seguida contribuições do plenário. Pela parte da tarde os grupos se reuniram, escolheram um desafio e apresentaram no plenário da tarde para que a equipe de síntese possa esboçar um único desafio. Os trabalhos do dia foram encerrados com a Eucaristia presidida pelo P. Esteban Ortiz, Conselheiro Regional da região Andina que iluminou o tema da comunicação a partir da leitura do evangelho na vigília do Espírito Santo. E durante o jantar os delegados da ISMA aproveitaram se reunir como Comissão Inspetorial de Educação, mesmo que reduzida, a fim de encaminhar a temática para o encontro inspetorial de educação, no mês de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀