EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Artigo: Rumo à V Conferência Geral do Episcopado LA e Caribe

D.Odilo Pedro Scherer, bispo Auxiliar de São Paulo, Secretário-Geral da CNBB


A preparação da V Conferência Geral do episcopado latino-americano e caribenho já foi iniciada. O tema escolhido pelo papa Bento XVI é: Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). A V Conferência Geral deverá acontecer no fim de abril ou início de maio de 2007, o local escolhido foi Aparecida e dela participarão representantes das Conferências Episcopais de todos os países da América Latina e do Caribe. O papa Bento XVI confirmou sua presença. A última Conferência Geral foi a de Santo Domingo, em 1990.


Para a preparação foi escolhido o método participativo, para envolver amplamente as várias comunidades e organizações da vida eclesial: dioceses, paróquias, comunidades pequenas, CEBs, organizações dos presbíteros, diáconos, religiosos e leigos, conselhos paroquiais e diocesanos, movimentos, associações, novas comunidades, centros de estudos, seminários…



Cada Conferência Episcopal organiza essa preparação nos respectivos países; os diversos grupos e organizações da vida eclesial são convidados a oferecer suas reflexões e sugestões para a V Conferência, tendo como referência comum uma espécie de Texto-Base, chamado “Documento de Participação”, elaborado pela Comissão Central dos preparativos, no CELAM, e já está publicado no Brasil.
Além do Documento de Participação, a CNBB também preparou Roteiros para Reuniões, para facilitar o trabalho dos grupos. Esses Roteiros são distribuídos pelas dioceses e paróquias. Para cada reunião, estão previstas perguntas, que devem ser respondidas. As folhas com as respostas são recolhidas pelas dioceses, que encaminharão a síntese de todas as contribuições para os Regionais da CNBB. Com as contribuições de todas as Conferências Episcopais do Continente, a Comissão Central, no CELAM, preparará o Documento de Síntese, que será a base do trabalho dos Delegados escolhidos pelas Conferências Episcopais para participarem da V Conferência.



Muitos outros eventos podem ser organizados para preparar a V Conferência ao longo de 2006, como seminários, debates, congressos teológicos ou pastorais, simpósios, romarias a santuários marianos, tendo como referência o Tema e o Documento de Participação da V Conferência. De fato, da boa preparação e do amplo envolvimento da comunidade eclesial dependerá, depois, a boa recepção da proposta que sairá da V Conferência.



O objetivo primeiro desse grande evento eclesial do nosso Continente é ouvir a voz de Deus na voz do tempo e das circunstâncias. Pelo tema escolhido, a Conferência terá uma forte tônica missionária. Após cinco séculos de presença do Evangelho nessas partes do mundo, a Igreja católica, logo no início do terceiro milênio, quer aprofundar sua presença missionária e traduzir, efetivamente, em novas formas, novos métodos e novo ardor o chamado à “nova evangelização”, já presente na IV Conferência, em Santo Domingo.



Só podemos ter alegria e entusiasmo pela fé, se conhecermos mais profundamente o que significa ser discípulos de Jesus Cristo e membros da Igreja; a V Conferência pretende despertar nos católicos da América Latina e do Caribe um apreço renovado pelo dom do Evangelho, da fé cristã e da pertença à Igreja. O olhar atento sobre a realidade ajudará a perceber melhor as questões novas que, por toda parte, desafiam os cristãos, exigindo deles respostas coerentes com o Caminho do Evangelho e uma nova atitude missionária.



Ao observador atento não escapará a percepção da afinidade entre a proposta da V Conferência Geral e o Projeto Nacional de Evangelização “Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida”, da CNBB. Os traços fundamentais são os mesmos: renovada experiência da fé mediante o encontro pessoal com Jesus Cristo, para redescobrir a graça da vida cristã, como discipulado, e a alegria da pertença à Igreja; a urgência de uma nova atitude missionária dos católicos e de ir ao encontro dos católicos não-praticantes e de todas as demais pessoas, para partilhar as riquezas da própria fé. As populações de toda a América Latina e do Caribe também esperam que alguém as ajude a “ver Jesus”, Caminho, Verdade e Vida. Quem pode fazê-lo, senão aqueles que já “viram o Senhor”?!



Espera-se que, a partir da V Conferência, seja desencadeado uma missão continental. É uma necessidade urgente e um sonho, a ser concretizado ao longo de vários anos e com uma grande solidariedade eclesial nos diversos países. Pode ser um sinal dos tempos. Deixemo-nos conduzir pelo Espírito de Deus, que renova a face da terra.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀