EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Articulação da Juventude Salesiana (AJS) no Pará realiza Encontrão Anual

Belém/PA – Quase 200 jovens de todo o Pará estiveram juntos por 3 dias (03,04,e 05 de setembro) para celebrar a caminhada da AJS neste ano de 2010.

Foram três dias de grande animação, alegria, participação, entrosamento e reflexão sobre o tema proposto. Durante o ano todo os grupos de jovens que compõem a AJS fizeram um caminho de estudo sobre os passos de Dom Bosco nas Memórias do Oratório, tema motivado pela visita que nosso pai nos fez em fevereiro. Ouvindo as próprias palavras que Dom Bosco escreveu, foi realizado no começo do ano um encontro sobre o tema da 1ª Comunhão de Dom Bosco (evidenciando a importância sacramental da Comunhão e da Confissão para que o jovem tenha uma vida centrada no seu crescimento humano e cristão e não viva dissipado); um segundo encontro propôs como modelo de vida juvenil a experiência que Dom Bosco fez ao criar e participar da Sociedade da Alegria (aqui foi importante destacar a importância da alegria como central no carisma salesiano, tanto que para Dom Bosco somente um coração que está na Graça de Deus pode evitar a tristeza do pecado). Enfim chegamos ao Encontrão anual que se concentrou na ORIGEM DO ORATÓRIO, como tema central (procurando evidenciar a importância da Amizade para o sistema educativo de Dom Bosco).

O tema foi divido em três partes: a primeira trabalhou a visita às prisões, que interpelaram Dom Bosco fazendo ele se perguntar o que poderia fazer por esses jovens? E como hoje podemos nos deixar interpelar pela realidade a nossa volta como ele fez; a partir do encontro com Bartolomeu Garelli se procurou evidenciar a origem do Oratório e do Sistema preventivo fundamentado na atitude de “cativar a amizade” para oferecer algo de bom para o outro, e sermos assim jovens evangelizadores de outros jovens; na terceira parte se trabalhou o episódio da doença e intercessão do jovens por Dom Bosco, mostrando como a amizade oferecida por Dom Bosco tinha sido recebida e retribuída pelos jovens e como o objetivo do Oratório tinha sido, in principio, alcançado. O primeiro tema foi trabalhado pelos Animadores de Pastoral Neno e Marquinhos e a SC Lena Kátia, o segundo foi preparado pelo Pe. Sinval, e o terceiro pela Ir. Janete. Os quais se esmeraram em oferecer para os jovens não somente uma boa reflexão com conteúdo mas principalmente a paixão por Dom Bosco que deve nos motivar a assumir uma vida como esta, de testemunho da beleza que a amizade com o Senhor Ressuscitado nos oferece.

A resposta dos jovens foi muito positiva e com grande receptividade demonstraram vontade de aprofundar a vida de Dom Bosco, pela qual se sentiram fascinados. Pedimos a Deus que nos ajude a continuar oferecendo momentos propícios de reflexão que leve estes jovens a concretizarem em suas vidas o grande sonho de Dom Bosco: que eles sejam bons cristãos e honestos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀