EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Ao final de uma etapa e o sentimento de gratidão

Sinto um grande desejo de partilhar com os irmãos a alegria que vivi e estou vivendo neste momento de minha vida e, ao mesmo tempo, quero fazer meu agradecimento a cada um de vocês que me ajudou a concluir esta etapa.

Na última sexta-feira, dia 16 de janeiro, exatamente às 15h00, concluí uma etapa de estudos aqui em Roma com a defesa da tese de bacharelado no curso de Pedagogia para a formação de vocações, na Faculdade de Educação da Universidade Salesiana. O tema que desenvolvi foi: “Elementos fundamentais para um projeto de pastoral vocacional com atenção particular à Inspetoria Brasil-Manaus”. Ao realizá-lo, tinha em mente dois grandes objetivos: o primeiro era aquele de refletir sobre a animação vocacional na inspetoria e a necessidade da construção de um projeto vocacional e o segundo o de buscar fundamentos teóricos que justifiquem a realização de uma atividade de pastoral vocacional.

A conscientização de um Projeto vocacional inspetorial nos faz crescer a certeza de que a animação vocacional não pode continuar a ser um trabalho isolado de um ou outro salesiano. Menos ainda que seja apenas mais uma atividade que o mesmo realiza porque sente um prazer pessoal em fazê-lo. Antes deve ser uma atitude de co-responsabilidade com a continuidade da nossa própria missão entre os jovens. É necessário despertar para uma consciência a nível pessoal a respeito desta necessidade e para isto o projeto vocacional pode ser o instrumento a ser usado.

Depois deste período vivido aqui em Roma, posso dizer que a experiência é de fato muito enriquecedora. Além dos estudos, tive a oportunidade de morar na comunidade salesiana dos estudantes de teologia. Neste ano de 2008-2009 a comunidade é formada por 40 salesianos, dentre os quais, 5 padres e 35 estudantes, provenientes de 16 países, dos cinco continentes. Não é possível imaginar esta riqueza e ao mesmo tempo o desafio que ela traz consigo quem não a faz. Também por este motivo sinto-me gratificado pela oportunidade que me foi dada pela inspetoria, de modo especial pelo Inspetor.

A maior satisfação que tenho neste momento é a consciência do dever cumprido. Retorno à inspetoria com estas duas experiências muito ricas: os estudos acadêmicos realizados na Universidade Salesiana e a vivência no conselho de uma comunidade em formação com uma responsabilidade tão desafiadora como é a “Comunità Salesiana Teologi Gerini”.

Finalizo manifestando o meu mais sincero obrigado ao Inspetor e ao seu conselho por ter acreditado no meu trabalho e por me oferecer esta oportunidade de aprofundar, através dos estudos, a missão a que sou chamado a realizar entre os jovens como resposta a um chamado vocacional. De modo especial quero agradecer aos irmãos que encontrei aqui em Roma e com os quais dividi, de forma mais direta, as alegrias e os desafios desta experiência: Pe. Nilson, Pe. Sinval, Diac. Daniel, S. Reginaldo e os dois recém chegados S. Enivaldo e S. Marcelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀