EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Ao final de uma etapa e o sentimento de gratidão

Sinto um grande desejo de partilhar com os irmãos a alegria que vivi e estou vivendo neste momento de minha vida e, ao mesmo tempo, quero fazer meu agradecimento a cada um de vocês que me ajudou a concluir esta etapa.

Na última sexta-feira, dia 16 de janeiro, exatamente às 15h00, concluí uma etapa de estudos aqui em Roma com a defesa da tese de bacharelado no curso de Pedagogia para a formação de vocações, na Faculdade de Educação da Universidade Salesiana. O tema que desenvolvi foi: “Elementos fundamentais para um projeto de pastoral vocacional com atenção particular à Inspetoria Brasil-Manaus”. Ao realizá-lo, tinha em mente dois grandes objetivos: o primeiro era aquele de refletir sobre a animação vocacional na inspetoria e a necessidade da construção de um projeto vocacional e o segundo o de buscar fundamentos teóricos que justifiquem a realização de uma atividade de pastoral vocacional.

A conscientização de um Projeto vocacional inspetorial nos faz crescer a certeza de que a animação vocacional não pode continuar a ser um trabalho isolado de um ou outro salesiano. Menos ainda que seja apenas mais uma atividade que o mesmo realiza porque sente um prazer pessoal em fazê-lo. Antes deve ser uma atitude de co-responsabilidade com a continuidade da nossa própria missão entre os jovens. É necessário despertar para uma consciência a nível pessoal a respeito desta necessidade e para isto o projeto vocacional pode ser o instrumento a ser usado.

Depois deste período vivido aqui em Roma, posso dizer que a experiência é de fato muito enriquecedora. Além dos estudos, tive a oportunidade de morar na comunidade salesiana dos estudantes de teologia. Neste ano de 2008-2009 a comunidade é formada por 40 salesianos, dentre os quais, 5 padres e 35 estudantes, provenientes de 16 países, dos cinco continentes. Não é possível imaginar esta riqueza e ao mesmo tempo o desafio que ela traz consigo quem não a faz. Também por este motivo sinto-me gratificado pela oportunidade que me foi dada pela inspetoria, de modo especial pelo Inspetor.

A maior satisfação que tenho neste momento é a consciência do dever cumprido. Retorno à inspetoria com estas duas experiências muito ricas: os estudos acadêmicos realizados na Universidade Salesiana e a vivência no conselho de uma comunidade em formação com uma responsabilidade tão desafiadora como é a “Comunità Salesiana Teologi Gerini”.

Finalizo manifestando o meu mais sincero obrigado ao Inspetor e ao seu conselho por ter acreditado no meu trabalho e por me oferecer esta oportunidade de aprofundar, através dos estudos, a missão a que sou chamado a realizar entre os jovens como resposta a um chamado vocacional. De modo especial quero agradecer aos irmãos que encontrei aqui em Roma e com os quais dividi, de forma mais direta, as alegrias e os desafios desta experiência: Pe. Nilson, Pe. Sinval, Diac. Daniel, S. Reginaldo e os dois recém chegados S. Enivaldo e S. Marcelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀