EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

ANS: DOM BOSCO É TEMA DE SAMBA ENREDO

“Um menino, um sonho, uma obra: amor feito realidade”

(ANS – Manaus) – Ontem, 20 de fevereiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade ganhou o 1º lugar na competição do Carnaval de Manaus (AM) com um desfile que prestou homenagem a Dom Bosco. Com o Enredo “Um menino, um sonho, uma obra: o amor de Dom Bosco virou realidade”, a exibição contou a História do Santo dos Jovens através de cinco momentos: o Sonho dos Nove anos, as Missões Salesianas, os Salesianos na América Latina, os Salesianos na Amazônia, os 90 Anos do Colégio de Manaus.

Dia 5 de agosto do ano passado, no decorrer dos festejos pelos ‘90 Anos do Colégio salesiano de Manaus’, a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade anunciou que o seu tema para o Carnaval de Manaus 2012 seria a História de Dom Bosco. Na ocasião, o P. Gilberto Teodoro Cucas, Diretor do Colégio Salesiano, acrescentou que “por esse motivo uma comissão de salesianos e educadores se iriam empenhar como consultores por que fosse realizada a melhor representação possível da história do Santo, do seu método educativo e da grandeza da obra salesiana”.

A Escola de Samba Reino Unido da Liberdade propusera-se pois prestar uma homenagem a Dom Bosco, ao sucesso da sua vida e à Família Salesiana, disseminada por 132 países do mundo, e com isso celebrar os seus próprios 30 ANOS de existência, festejados em 2011. Segundo o Presidente da Escola de Samba, Fábio Pierre, “tanto a Família Salesiana quanto a nossa Escola de Samba nasceram de sonhos de adolescentes humildes, preocupados em construir um mundo melhor, especialmente para a juventude carente, tendo a arte e a música como elementos vitais no processo”.

Foram autores do Enredo Ivan de Oliveira, Neilo Batista e Osmir Medeiros. Na apresentação de ontem, a Escola do Reino Unido da Liberdade desfilou com longuíssima exibição, encabeçada por cinco gigantescos carros alegóricos e por um corpo de percussionistas composto por 300 elementos e quase 4 000 entre sambistas, passistas, figurantes. No conjunto geral coreográfico sobressaíram o carro que representava o Sonho dos Nove Anos com o oratório e o carro das Missões.

O primeiro dos dois mostraram na primeira fila, dois palhaços que sorriam à vida – representando a dedicação de Dom Bosco pelos mais pequenos. Depois, por entre os esplendores do traje, bem no meio de um grande circo, apareceu um bailarino em costume de Mágico, tendo na mão a varinha também mágica – para ressaltar a criatividade de Dom Bosco para atrair a Juventude.

No carro temático das Missões, o palco descrevia a obra evangelizadora de Dom Bosco mostrando símbolos de lugares onde os Salesianos estão presentes. Diante de todos, um elefante, emblema da África, acompanhado pela reconstrução do Taj Mahal indiano e por dois pagodes chineses e suas bandeiras. Sobre o fundo, ao invés, um grande farol de luz branca representava a Patagônia.

Quanto ao Samba-enredo, foram seus autores Altemir de Souza, Clênio Franciné e Jair Tapajós. E tinha por refrão: «Com pancadas não, João! É samba no pé. / Fez teatro e fez circo, pra falar de fé. / Malabareando eu vou, ser trapezista no ar. / Salesiano, minha escolha vai brilhar!”.

Compuseram a comissão dos consulentes, participando ativamente no processo e ajudando a Escola de Samba a ganhar o ambicionado sucesso, os educadores Ali Assi, Maurício Barbosa, Meire Botelho, Eliana Veras, Lana Calixto, sem contar a alta contribuição dos salesianos PP. Gilberto T. Cucas e Bené Castro e a colaboração de muitíssimos alunos das obras salesianas.
Publicado em 21/02/2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀