EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Ano internacional da juventude 2010–2011

(ANS – Nova Iorque) – A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidos (ONU), adotando a resolução 64/134, proclamou o ano 2010-2011 “Ano Internacional da Juventude”. O ano começa hoje, 12 de agosto, no tradicional “Dia Internacional da Juventude”. Seu lema é “Diálogo e entendimento mútuos”.
No dia 18 de dezembro de 2009, a Assembléia Geral aprovou a resolução 64/134, proclamando o ano que inicia hoje – Dia Internacional da Juventude – “Ano Internacional da Juventude / Diálogo e entendimento mútuos”. Este ano internacional coincide com o 25° aniversário do primeiro ano internacional dedicado aos jovens, em 1985, com o tema “participação, desenvolvimento, paz”.

Várias as celebrações em todo o mundo que assinalam a relevância deste evento. Por ex.: o V Congresso Mundial da Juventude, iniciado no dia 31 de julho passado e que findará amanhã, 13 de agosto, em Istambul, Turquia, Capital Européia da Cultura para 2010; a iniciativa do Governo do México de favorecer uma Conferência Mundial da Juventude no México, programada para León Guanajuato, de 23 a 27 de agosto próximos, centrada no tema dos jovens e o desenvolvimento no contexto dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”; a celebração em Cingapura, nos dias 14 a 26 de agosto de 2010, dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude, cuja finalidade é o de convidar os jovens de todo o mundo a abraçar, encarnar e exprimir os valores olímpicos de  excelência, amizade e respeito.

A Assembleia Geral convida os Estados membros, as agências especializadas, os organismos e os programas do sistema das Nações Unidas e as organizações juvenis que aprovam o Ano Internacional – a fortalecerem as sinergias em vista das atividades que se realizarão em nível nacional, regional e internacional durante o ano e a promover atividades em todos os níveis para difundir entre os jovens: os ideais de paz, liberdade, progresso, e a solidariedade e o empenho por objetivos de progresso e de desenvolvimento, a partir dos Obietivos de Desenvolvimento do Milênio.
A Assembléia geral pede além disso aos Estados membros, às organizações internacionais e regionais, como também a todas as autoridades competentes, compreendidos o setor dos particulares e a sociedade civil, apoiar todas as atividades ligadas a este ano internacional.
Publicado em 12/08/2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀