EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Amor a Jesus Cristo e aos irmãos nas cartas do Apóstolo Paulo

Na última semana de Janeiro, de 24 à 30, aconteceram os Exercícios Espirituais dos salesianos da inspetoria.

Manaus/AM – O Centro de Capacitação Laura Vicuña, conhecido como “Casa Mornese”, das irmãs salesianas da Inspetoria Laura Vicuña, sediou os Exercícios Espirituais dos Salesianos de Dom Bosco da Inspetoria São Domingos Sávio. Este 2º retiro foi destinado aqueles que ainda não haviam feito o retiro espiritual, visto que o 1º, destinado sobretudo aos diretores e encarregados ocorreu em julho do ano passado.

Para orientar e dirigir o retiro foi convidado pelo inspetor o Pe. Antônio Carlos e o pregador, que conduziu os momentos de meditação a partir do tema, foi Dom Edson Damian, bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira. Os retirantes ainda tiveram a oportunidade de participar de um encontro de formação com o Pe. João Mendonça sobre a primeira década, de 1825 à 1835, descrita por Dom Bosco nas suas Memória do Oratório, que contempla o inicio dos seus estudos em Castelnuovo até os anos de seminário em Chieri. A proposta desse encontro inicial, que deu início ao retiro anual na manhã do dia 24, está em consonância com o clima inspetorial de preparação ao Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, que será celebrado em 2015.

O pregador, que conduziu os momentos de meditação a partir do tema, foi Dom Edson Damian.
O pregador, que conduziu os momentos de meditação a partir do tema, foi Dom Edson Damian.

O tema do II Retiro Anual tem o apóstolo Paulo como inspiração. O segundo dia do retiro e primeiro das meditações orientadas pelo pregador foi justamente o dia 25 de Janeiro, em que a Igreja celebra a Conversão de São Paulo. Mais do que a conversão, a celebração recorda o encontro de Paulo com Cristo, o momento em que ele foi alcançado por Jesus e envolvido por ele.

“Amor a Jesus Cristo e aos irmãos na carta do Apóstolo Paulo” foi o eixo central, e a partir dele Dom Edson motivou as reflexões sobre os relatos do encontro de Paulo com Cristo, a caridade pastoral na carta aos Filipenses, a pregação de Paulo e seu hino Cristológico, a necessidade de evangelizar e ser discípulo-missionário, o hino ao amor na carta aos Coríntios, as trevas de Paulo e as nossas cegueiras, o Testamento Espiritual-pastoral de Paulo, o Magnificat e por fim os retirantes puderam partilhar o que colheram do retiro e seus propósitos para que os irmãos pudessem se ajudar mutuamente em alcança-los.

As “boas-noites” do Pe. Francisco Alves, inspetor, fechavam as noites juntamente com um filme relacionado ao tema.

Na manhã do dia 30, ultimo dia do retiro, aconteceu a missa de encerramento, presidida pelo Pe. Inspetor, onde os irmãos salesianos de votos temporários puderam fazer a renovação de sua profissão religiosa.

Ao longo dos sete dias de retiros houveram várias visitas especiais, como no sábado, dia 26, a visita do recém-ordenado Pe. Gilson, que presidiu a celebração eucarística, além da visita, na missa de encerramento e almoço festivo, da comunidade do Centro Salesiano de Formação com seu novo diretor, Pe. Sinval Marques, o Pe. Reginaldo Cordeiro, os neo-professos Euclides, Genésio, Jealisson e Wellington Abreu, além do Pe. José Benedito com os pré-noviços deste ano Antônio e Adelson.

Por Wellington Gonçalves, sdb

Veja as fotos:

[nggallery id=67]

1 comentário em “Amor a Jesus Cristo e aos irmãos nas cartas do Apóstolo Paulo”

  1. Railson Mesquita da Silva

    Muito gratificante a realização deste 2º retiro de Exercícios Espirituais dos Salesianos de Dom Bosco da Inspetoria São Domingos Sávio. Visto sobretudo, que foi destinado aqueles que ainda não haviam feito o retiro espiritual. Que o Senhor fortaleça cada um deles com seu Espírito Santo

    Paz e Luz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀