EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

América Missionária Partilha tua Fé

Com o tema: “AMÉRICA MISSIONÁRIA PARTILHA TUA FÉ”, se realizou o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 – Comla 9) na cidade de Maracaibo em Venezuela entre 26 de novembro a 1º de dezembro de 2013.

Convocados pela Conferência Episcopal Venezuelana e organizados pelas Pontifícias Obras Missionárias e a Arquidiocese de Maracaibo, reuniram-se em torno de quatro mil missionários oriundos de toda a Igreja, entre locais e de todo o continente.

ComlaDas delegações presentes no evento, a mais numerosa foi a delegação colombiana com 200 participantes e a delegação brasileira com 141 pessoas, entre eles a Ir. Mariluce Mesquita-FMA da Inspetoria Santa Teresinha e o Pe. Reginaldo Cordeiro –SDB da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia. Recebidos por voluntários, os representantes das diversas nações foram acolhidos e hospedados pelas famílias que abriram suas casas para recebê-los durante o Congresso.

Os Congressos Missionários Latino-Americanos (COMLA) nasceram em 1977, com o Congresso Missionário Nacional do México, em seguida, todo o continente americano (Congresso Missionário Americano (CAM), na seguinte ordem: 1977 Comla 1, Torreón (México), 1983 Comla 2, Tlaxcala (México), 1987 Comla 3, Bogotá (Colômbia), 1991 Comla 4, Lima (Peru), 1995 Comla 5, Belo Horizonte (Brasil), 1999 CAM 1 – Comla 6, Paraná (Argentina), 2003 CAM 2 – Comla 7, Cidade da Guatemala (Guatemala), 2008 CAM 3- Comla 8, Quito (Equador).

Estes congressos são marcados pela necessidade de oferecer às forças missionárias do continente um espaço propício para partilhar e aprofundar a reflexão, a espiritualidade e as vivências missionárias. Voltam-se à necessária e permanente renovação do compromisso das Igrejas do Continente, chamadas a realizar a missão do Senhor para além de suas próprias fronteiras geográficas, culturais e religiosas.

Para tanto, a comissão metodológica formada estabeleceu estratégias que permitisse aos congressistas aprofundar os eixos temáticos do Congresso Missionário Americano, como: Discipulado, Conversão, Secularização, Pluriculturalidade e Missão Ad Gentes.

O próximo Congresso Missionário Americano acontecerá em 2018, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Por Pe. Reginaldo Lima Cordeiro – Delegado da Animação Missionária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀