Manaus/AM – No dia 20 de setembro de 2011, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, turma D, encenaram durante o intervalo do recreio, na quadra central da escola, um dos momentos muito bonitos da adolescência de Dom Bosco, quando ele fazia malabarismos e mágicas para atrair seus amigos. Esta apresentação atende à proposta do Reitor-mor, P. Pascula Chávez, de preparação para o bi-centenário do nascimento de Dom Bosco.
Eis um relato de como foi a história encenada pelos alunos:
Joãozinho Bosco ia até as colinas dos Becchi para assistir aos espetáculos que os profissionais saltimbancos realizavam nas praças. O povo se divertia ao ver as acrobacias e as destrezas destes homens. Joãzinho Bosco consegue dinheiro para comprar os ingressos e se sentar bem na frente do espetáculo. Observando atentamente, descobre o equilíbrio que dá o balancim sobre a corda, capta o movimento rápido dos dedos que despista o truque. Ao chegar em casa ensaia bastante para aprender tais truques. Foram dias e dias de exercícios até aprender tudo.
Finalmente, numa tarde de domingo, em pleno verão, João anuncia a seus amigos o seu primeiro espetáculo. Sobre um tapete de sacos estendidos na relva, promove equilíbrios com canecas suspensas no nariz. Com uma varinha realiza diversas mágicas, e por fim, pula sobre a corda e caminha por entre os aplausos dos amigos.
Joãzinho, porém, eram um saltimbanco especial. Antes do número final, tirava o terço do bolso e se punha de joelhos, convidando todos a rezar. Ou então repetia o sermão ouvido de manhã na igreja. Esse era o pagamento que pedia ao público, a entre que a todos, pequenos e grandes, fazia pagar.
Parabéns aos alunos do 1º ano do Ensino Médio pela excelente apresentação.