EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

AJS REALIZA RETIRO ESPIRITUAL EM MANAUS

Por Marksandra Canto/Comunicação AJS-Manaus –

De 06 à 09 de julho aconteceu no sítio Dom Bosco, em Manaus, o II Retiro Espiritual da articulação Juvenil Salesiana que teve como tema “A busca, descoberta e a promoção do sentido da vida conforme a espiritualidade juvenil salesiana na Amazônia”, e o lema “Todos tinham os olhos fixos nele” (Lc 4,20).

Este evento contou com a participação de jovens do Conselhos local da Articulação Juvenil Salesiana de Manaus e Manicoré, jovens líderes de Manaus, aspirantes e vocacionados candidatos ao voluntariado.

O objetivo do evento foi contribuir para o processo de fortalecimento do sentido da vida dos participantes, estimulando-os a viverem com fé, alegria, generosidade, sem medo e encorajando com serenidade e bom senso.

Durante todos os dias o ex-delegado para a Pastoral Juvenil e Vocacional, o então nomeado bispo-auxiliar de Belém, Monsenhor Antônio de Assis Ribeiro (sdb) esteve presente acompanhando e apoiando o trabalho desenvolvido.

O encontro iniciou (dia 6) com um breve momento de integração com a estudante de psicologia, Janaína Leia e uma celebração de abertura seguindo o tema ‘A oração nos conduz à vida’. Em seguida o coordenador geral do retiro, Ilton Marques e o Monsenhor Antônio de Assis Ribeiro (sdb) tomaram a palavra na qual foi enfatizada a importância de uma profunda reflexão sobre o sentido da vida “Jovens com carência de sentido e motivação sem reconhecimento da beleza da existência humana acabam por se frustrar, o que leva a várias consequências para toda sua vida, para que isso não aconteça devemos manter os olhos fixos em Jesus como maior modelo daquele que viveu a sua vida em plenitude e profunda harmonia com a vontade do pai”, disse o Monsenhor.

A primeira reflexão do segundo dia foi sobre ‘O drama da falta de sentido no mundo juvenil. Como estímulo da palavra de Deus foi proposto o livro de Tobias para ser lido durante os momentos de deserto e escolha de valores para o projeto de vida. Durante a reflexão da tarde os jovens foram questionados sobre qual o conceito de felicidade que a sociedade impõe a eles e o que é a felicidade na perspectiva cristã.

Durante o resto do dia houve um momento de “deserto e partilha em grupo”, celebração eucarística presidida pelo padre Raimundo Marcelo, récita do terço mariano na área de piscina e para fechar o dia meditativo, o boa noite.

No sábado, a jovem líder Elizabeth Machado iniciou o bom dia com leitura do salmo 104 – ‘Amor proveniente de Deus’. Dando continuidade a terceira reflexão ‘Deus nos criou e capacitou para felicidade’. A reflexão da tarde ‘O amor dá sentido a nossa existência’ questionou os presentes sobre o que o mundo entende por amor, como Deus manifesta seu amor e os diversos níveis em que o amor se traduz: amor a si mesmo, ao outro, à comunidade, à Deus, à natureza e quais atitudes inimigas do amor.

A Celebração penitencial foi realizada ao ar livre tendo como celebrante, o padre Isley Nascimento (sdb), que também realizou momentos para confissões e celebração eucarística. Durante a noite os participantes puderam partilhar o que entenderam sobre a leitura de Tobias, quais valores perceberam e o que levam consigo como exemplo para a vida.

No ultimo dia de encontro, o ‘Bom Dia’ foi conduzido pela jovem Janaína Leia, baseada no evangelho do dia MT 11, 25-30. Monsenhor Antônio de Assis, deu continuidade ao retiro com a quinta reflexão ‘Projetar a vida é necessário’, onde ele apresentou o pressentimento e o imediatismo, consequências de uma vida sem projeto e dimensões básicas para um projeto de vida. Foi proposto que cada participante definisse valores fundamentais norteadores e colocassem como propósitos pessoais para construção de seus projetos de vida.

A Celebração Eucarística marcou o fim do ‘II Retiro Espiritual da Articulação Juvenil Salesiana’. Presidida pelo Inspetor, da Inspetoria São Domingos Sávio, padre Francisco Alves de Lima (Pe. Chicão) e o diácono Washington Luis que em sua homilia compartilhou como se sente realizado com seu projeto de vida e caminhada em sua ordenação sacerdotal. O celebrante abriu espaço para o jovem Giovane Marinho (Tirocinante) para que pudesse partilhar sobre sua caminhada vocacional.

O Jovem Jonathan Dourado realizou uma homenagem em nome da AJS de Manaus ao Monsenhor Antônio, que em setembro será ordenado bispo auxiliar de Belém.

Após a celebração eucarística o inspetor sorteou alguns brindes entre os participantes e cooperadores, seguido de um almoço e momento de lazer.

0e192827-d5ab-4199-b3d0-5375348d5c56 3ce2d490-6581-47a1-a08c-f9ff965708f7 8acba185-31c8-4e9f-957e-34267612cd80 9e22ba02-e1f8-4c59-b3ba-daa2d03f5b42 9ef54d87-e98d-48d4-bb94-167e86242873 39c3d261-1eba-4a1b-a166-1931942ff04a 53ca7452-418e-42c8-a6aa-9a0fcaf65944 cbde18e4-c498-4a87-be09-c157e728560b ff114d31-2e94-458c-bcf8-f9313f24b1bb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀