Manaus/AM – A Academia Amazonense de Letras elegeu o Colégio Dom Bosco de Manaus-AM para receber a medalha de mérito cultural Péricles Moraes, conferida na categoria Mecenato Cultural. O mais alto título da casa será concedido em razão do projeto “Ciranda de Leitura”, que convoca escritores da região para incentivar os alunos a ler. Palestras, rodas de leitura, concursos sem o perfil classificatório são algumas das atividades que acontecem na escola salesiana.
Segundo a escritora Carmen Novoa Silva, membro da academia, o que está sendo
premiado é o método inovador do Colégio Dom Bosco. Em sua coluna publicada no dia 23 de fevereiro no jornal “Em Tempo”, a autora cita o processo educativo formulado pelo santo fundador da Família Salesiana e elogia também a sabedoria dos professores do Colégio Dom Bosco. “O colégio apresenta a gigantografia dos educadores cujo caráter enciclopédico foi transmitido por gerações e gerações. Mestres que souberam dar continuidade ao idealístico de desígnio de uma formação integral”, afirma.
Curiosamente, a assembleia que elegeu a escola salesiana para receber a premiação foi realizada no dia 31 de janeiro, no Dia de Dom Bosco. A distinção será outorgada no dia 27 de abril, em solenidade de gala no Salão Azul do Pensamento Amazônico, na Academia Amazonense de Letras.