Manaus/AM – No dia 27 de abril de 2012, a Academia Amazonense de Letras realizou mais uma solenidade de outorga da medalha Péricles de Moraes e o Colégio Dom Bosco foi uma dos homenageados na categoria de Mecenato Cultural.
O evento teve inicio às 20 horas com a abertura feita pelo imortal e presidente da academia jornalista Arlindo Porto. Após a entrada dos homenageados, o secretário da academia fez a memória dos agraciados destacando a história do Colégio Dom Bosco e a razão da concessão do título: o Projeto “Ciranda da Leitura” que convoca escritores da região para ensinar os educandos a ler.
Além dos imortais acadêmicos, estiveram também participando da cerimônia os educadores e 40 alunos com seus familiares. Durante o momento da entrega da medalha e do diploma, Padre Gilberto quebrou o protocolo da cerimônia e pediu que os alunos ficassem de pé, e disse em seguida que a homenagem recebida é graças aos esforços pessoais de cada aluno do Colégio que todos os dias se esforçam para aprender o que seus professores ensinam.
A Academia Amazonense de Letras é a entidade literária máxima do estado brasileiro do Amazonas, fundada dia 1 de janeiro de 1918. Atualmente o órgão possui 40 vagas ocupadas por poetas, romancistas, jornalistas, cronistas, ensaístas, médicos, teólogos, economistas, educadores, sociólogos e antropólogos.