EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Abertura do Conclave: 4 salesianos presentes

ANS/ Roma – Um mês e um dia do anúncio da renúncia do ministério petrino do Papa Bento XVI, e depois de 10 congregações gerais hoje, 12 de março, abre oficialmente o conclave para eleger o Papa 266˚ na história  da Igreja. Entre os 115 cardeais que agora fazem a sua entrada na Capela Sistina, há também quatro salesianos.

Os Cardeais da Santa Igreja Romana constituem um Colégio especial, cuja prerrogativa de eleger o Romano Pontífice, de acordo com a lei especial” é escrito com o cânon 349 do Código de Direito Canônico. Os membros que atualmente compõem o Colégio dos Cardeais é 207, mas 90 deles são ultra octagenários  e, portanto, não participa no Conclave e os 117 restantes também são subtraídos Cardeal Julius Riyadi Darmaatmadja, sj, arcebispo emérito de Jacarta, e do cartão de Scot. Keith O’Brien, arcebispo emérito de Saint Andrews e Edimburgo, não participam no conclave.

A grande maioria dos cardeais que votarão na Capela Sistina são do clero diocesano, 97; aqueles que pertencem a ordens e congregações religiosas são, portanto, 18. Com a cor roxa cada um deles são representados das família religiosas escalabriniana sulpicianos, vicentina e redentoristas, um dos Padres de Schoenstatt, os Oblatos de Maria Imaculada e da Ordem Maronita da Bem-Aventurada Virgem Maria, bem como da Companhia de Jesus, por causa da renúncia do Arcebispo de Jacarta. Dois cardeais por sua vez representam os dominicanos, os franciscanos e estarão presentes com 4 membros, embora dividido entre três Frades Menores e um capuchinho.

Quatro púrpuras, finalmente, para os filhos de Dom Bosco. Estes são o cardeal Tarcisio Bertone, de 78 anos, Secretário de Estado Vaticano e Camerlengo, Raffaele Farina, 79 anos, arquivista e emérito bibliotecário da Santa Igreja Romana, Angelo Amato, de 74 anos, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, e Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga , 70, arcebispo de Tegucigalpa.

O cardeal Bertone fez a sua primeira profissão Salesiana em 1950 e foi ordenado sacerdote em 1960. Professor de Direito Canônico na Pontifícia Universidade Salesiana, arcebispo de Vercelli e Gênova e Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, no momento em que o cardeal Joseph Ratzinger foi prefeito. João Paulo II o criou cardeal em 2003 eo Papa Bento XVI nomeou-o Secretário de Estado em 2006.

O cardeal Farina entrou no noviciado salesiano de Portici em 1948 e foi ordenado sacerdote em 1958. Histórico da Igreja, foi professor e Reitor Magnífico da Universidade Pontifícia Salesiana. Desde 1997, ele atuou como prefeito da Cúria Romana primeira da Biblioteca do Vaticano, e então, desde 2007, como arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana. No mesmo ano, foi feito cardeal pelo Papa Bento XVI. Em 2012, ele renunciou ao cargo.

O cardeal Amato fez seus primeiros votos como salesiano em 1956 e foi ordenado sacerdote em 1967. Ele foi professor de teologia dogmática e reitor da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana e um escritor profícuo. Em 2002, ele sucedeu ao então monsenhor Bertone como secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, ele trabalhou com o então cardeal Ratzinger. Em 2008, foi nomeado prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. O Papa Bento XVI criou cardeal em 2010.

O cardeal Rodríguez Maradiaga se tornou um salesiano em 1961 e foi ordenado sacerdote em 1970. Ele era um professor do ensino médio e professor de teologia. Em 1978, ele foi ordenado como bispo auxiliar de Tegucigalpa. Foi Secretário Geral da Conferência Episcopal Latino-americano (CELAM), com o qual ele ocupou diversos cargos ao longo dos anos, mesmo assumindo a presidência em 1995. A partir de 1993 tornou-se arcebispo titular de Tegucigalpa. Ele foi feito cardeal em 2001 pelo Papa João Paulo II. Desde 2007 é Presidente da Caritas Internationalis.

Fonte: ANS (Disponível em italiano)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀