EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

Abertura do Conclave: 4 salesianos presentes

ANS/ Roma – Um mês e um dia do anúncio da renúncia do ministério petrino do Papa Bento XVI, e depois de 10 congregações gerais hoje, 12 de março, abre oficialmente o conclave para eleger o Papa 266˚ na história  da Igreja. Entre os 115 cardeais que agora fazem a sua entrada na Capela Sistina, há também quatro salesianos.

Os Cardeais da Santa Igreja Romana constituem um Colégio especial, cuja prerrogativa de eleger o Romano Pontífice, de acordo com a lei especial” é escrito com o cânon 349 do Código de Direito Canônico. Os membros que atualmente compõem o Colégio dos Cardeais é 207, mas 90 deles são ultra octagenários  e, portanto, não participa no Conclave e os 117 restantes também são subtraídos Cardeal Julius Riyadi Darmaatmadja, sj, arcebispo emérito de Jacarta, e do cartão de Scot. Keith O’Brien, arcebispo emérito de Saint Andrews e Edimburgo, não participam no conclave.

A grande maioria dos cardeais que votarão na Capela Sistina são do clero diocesano, 97; aqueles que pertencem a ordens e congregações religiosas são, portanto, 18. Com a cor roxa cada um deles são representados das família religiosas escalabriniana sulpicianos, vicentina e redentoristas, um dos Padres de Schoenstatt, os Oblatos de Maria Imaculada e da Ordem Maronita da Bem-Aventurada Virgem Maria, bem como da Companhia de Jesus, por causa da renúncia do Arcebispo de Jacarta. Dois cardeais por sua vez representam os dominicanos, os franciscanos e estarão presentes com 4 membros, embora dividido entre três Frades Menores e um capuchinho.

Quatro púrpuras, finalmente, para os filhos de Dom Bosco. Estes são o cardeal Tarcisio Bertone, de 78 anos, Secretário de Estado Vaticano e Camerlengo, Raffaele Farina, 79 anos, arquivista e emérito bibliotecário da Santa Igreja Romana, Angelo Amato, de 74 anos, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, e Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga , 70, arcebispo de Tegucigalpa.

O cardeal Bertone fez a sua primeira profissão Salesiana em 1950 e foi ordenado sacerdote em 1960. Professor de Direito Canônico na Pontifícia Universidade Salesiana, arcebispo de Vercelli e Gênova e Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, no momento em que o cardeal Joseph Ratzinger foi prefeito. João Paulo II o criou cardeal em 2003 eo Papa Bento XVI nomeou-o Secretário de Estado em 2006.

O cardeal Farina entrou no noviciado salesiano de Portici em 1948 e foi ordenado sacerdote em 1958. Histórico da Igreja, foi professor e Reitor Magnífico da Universidade Pontifícia Salesiana. Desde 1997, ele atuou como prefeito da Cúria Romana primeira da Biblioteca do Vaticano, e então, desde 2007, como arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana. No mesmo ano, foi feito cardeal pelo Papa Bento XVI. Em 2012, ele renunciou ao cargo.

O cardeal Amato fez seus primeiros votos como salesiano em 1956 e foi ordenado sacerdote em 1967. Ele foi professor de teologia dogmática e reitor da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana e um escritor profícuo. Em 2002, ele sucedeu ao então monsenhor Bertone como secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, ele trabalhou com o então cardeal Ratzinger. Em 2008, foi nomeado prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. O Papa Bento XVI criou cardeal em 2010.

O cardeal Rodríguez Maradiaga se tornou um salesiano em 1961 e foi ordenado sacerdote em 1970. Ele era um professor do ensino médio e professor de teologia. Em 1978, ele foi ordenado como bispo auxiliar de Tegucigalpa. Foi Secretário Geral da Conferência Episcopal Latino-americano (CELAM), com o qual ele ocupou diversos cargos ao longo dos anos, mesmo assumindo a presidência em 1995. A partir de 1993 tornou-se arcebispo titular de Tegucigalpa. Ele foi feito cardeal em 2001 pelo Papa João Paulo II. Desde 2007 é Presidente da Caritas Internationalis.

Fonte: ANS (Disponível em italiano)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀