EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A virtude da fortaleza

A sabedoria cotidiana constata que dentro de nós existe uma força contaria ao bem que nos leva ao mal. O próprio São Paulo afirma que algumas vezes fazia o mal que não queria fazer. Na raiz deste mal estão as tentações. Somos tentados de todos os lados, mas nunca derrotados, afirma o mesmo Paulo. Contudo, há também no ser humano a busca do bem; para isto contamos com a fortaleza. Ela nos ajuda a vencer as tentações e a praticar o bem. Com ela vencemos o medo e as perseguições; é possível até o ato heróico do martírio pela causa do Reino de Deus. Qual a origem desta virtude? É Deus mesmo, fonte de todo o bem!


1. Força de vencer as tentações: o ser humano é um ser desejante. Nascemos em busca de satisfazer a fome, choramos quando sentimos frio ou calor, gritamos quando algo incomoda. A tentação é também um desejo.Nos dias atuais muitas pessoas perderam o sentido do mal. Confunde-se crescimento pessoal com falta de ética. É a lei do vale-tudo por dinheiro. Não há limites para satisfazer os desejos. O único limite é o deslize na lei e na ordem. Ai vira caso de policia. A sociedade, e nela as Igrejas, também vive de sobressaltos: escândalos morais, roubos, mentiras, corrupção de toda ordem. A fortaleza é a virtude que devemos pedir a Deus hoje porque estamos na lama, quase sem forças para resistir ao mal.


2. Força para superar o medo: está comprovado que muitos têm medo de morrer, medo de sobrar e medo de não se conectar. A violência é um dos principais algozes da morte na cidade. A violência do transito, das galeras, dos assaltos, dos crimes domésticos. O temor de sobrar no mercado de trabalho, devido a competitividade, é um dos grandes fantasmas. Os mais jovens não conseguem facilmente trabalho porque não tem experiência e os acima dos 40 sentem a dificuldade porque já são considerados velhos. No fundo está a lei do consumo, da produção, da qualificação da mão de obra, e poucos têm acesso a tudo isto. Cresce, então, a marginalidade, a exclusão, a fome e a miséria. Por fim, o medo de não participar do mundo virtual, da comunicação rápida e sem rosto. Devido a isto temo o crescimento das lan house por todos os lados. A fortaleza nos ajuda a redescobrir o valor do ser humano com suas habilidades e possibilidades de crescimento e superação.



3. Força para construir: a fortaleza é a virtude que nos ajuda a vencer o mal. Com ela nosso espírito se eleva a Deus, nossa verdadeira força (Sl 119,14). As tribulações que passamos não nos podem sucumbir porque a exemplo de Jesus Cristo nós também podemos vencer as forças do mal porque ele está sempre conosco (Jo 16,33). Assim sendo nossa principal tarefa é a de construir um mundo mais humano no qual todos deveriam ter oportunidades. Isto exige a caída dos muros dos preconceitos e dos fanatismos. Por conseguinte ser forte e valoroso é a meta de todo cristão. Não se trata de confiar somente em si, mas na presença salvadora de Deus que tudo recria a cada instante.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

BOSCOFOLIA 2024

No dia 13 de fevereiro, o Pró Menor Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus, foi palco de uma celebração única neste Carnaval. O BoscoFolia

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀