EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A virtude da fortaleza

A sabedoria cotidiana constata que dentro de nós existe uma força contaria ao bem que nos leva ao mal. O próprio São Paulo afirma que algumas vezes fazia o mal que não queria fazer. Na raiz deste mal estão as tentações. Somos tentados de todos os lados, mas nunca derrotados, afirma o mesmo Paulo. Contudo, há também no ser humano a busca do bem; para isto contamos com a fortaleza. Ela nos ajuda a vencer as tentações e a praticar o bem. Com ela vencemos o medo e as perseguições; é possível até o ato heróico do martírio pela causa do Reino de Deus. Qual a origem desta virtude? É Deus mesmo, fonte de todo o bem!


1. Força de vencer as tentações: o ser humano é um ser desejante. Nascemos em busca de satisfazer a fome, choramos quando sentimos frio ou calor, gritamos quando algo incomoda. A tentação é também um desejo.Nos dias atuais muitas pessoas perderam o sentido do mal. Confunde-se crescimento pessoal com falta de ética. É a lei do vale-tudo por dinheiro. Não há limites para satisfazer os desejos. O único limite é o deslize na lei e na ordem. Ai vira caso de policia. A sociedade, e nela as Igrejas, também vive de sobressaltos: escândalos morais, roubos, mentiras, corrupção de toda ordem. A fortaleza é a virtude que devemos pedir a Deus hoje porque estamos na lama, quase sem forças para resistir ao mal.


2. Força para superar o medo: está comprovado que muitos têm medo de morrer, medo de sobrar e medo de não se conectar. A violência é um dos principais algozes da morte na cidade. A violência do transito, das galeras, dos assaltos, dos crimes domésticos. O temor de sobrar no mercado de trabalho, devido a competitividade, é um dos grandes fantasmas. Os mais jovens não conseguem facilmente trabalho porque não tem experiência e os acima dos 40 sentem a dificuldade porque já são considerados velhos. No fundo está a lei do consumo, da produção, da qualificação da mão de obra, e poucos têm acesso a tudo isto. Cresce, então, a marginalidade, a exclusão, a fome e a miséria. Por fim, o medo de não participar do mundo virtual, da comunicação rápida e sem rosto. Devido a isto temo o crescimento das lan house por todos os lados. A fortaleza nos ajuda a redescobrir o valor do ser humano com suas habilidades e possibilidades de crescimento e superação.



3. Força para construir: a fortaleza é a virtude que nos ajuda a vencer o mal. Com ela nosso espírito se eleva a Deus, nossa verdadeira força (Sl 119,14). As tribulações que passamos não nos podem sucumbir porque a exemplo de Jesus Cristo nós também podemos vencer as forças do mal porque ele está sempre conosco (Jo 16,33). Assim sendo nossa principal tarefa é a de construir um mundo mais humano no qual todos deveriam ter oportunidades. Isto exige a caída dos muros dos preconceitos e dos fanatismos. Por conseguinte ser forte e valoroso é a meta de todo cristão. Não se trata de confiar somente em si, mas na presença salvadora de Deus que tudo recria a cada instante.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀