EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A síntese Dom Bosco e Dom Rua

Neste centenário da morte de Dom Rua fomos convidados a descobrir sua personalidade e seu espírito religioso. O grande desconhecido vai sendo pouco a pouco apresentado nos seus grandes traços: origem familiar, formação acadêmica, caráter, seguimento de Dom Bosco, trabalhos desenvolvidos na Sociedade Salesiana, superior geral. Um cenário riquíssimo. Começamos com a carta que Pascual Chávez nos escreveu em 2009, “Sucessor de Dom Bosco: filho, discípulo, apostolo. A figura humana e espiritual do Beato Miguel Rua”. Depois chegou o livro do padre Francis Desramaut em 2010. Uma obra que além de sintetizar escritos posteriores abriu horizontes novos para compreender Dom Rua. Uma perola a ser descoberta e valorizada nos estudos de salesianidade e na devoção popular ao 1o. Sucessor de Dom Bosco, sobretudo entre os salesianos cooperadores que tiveram durante o seu reitorado grande desenvolvimento.

Segundo o próprio Desramaut, ainda temos muito que estudar sobre Dom Rua a partir de seus cadernos de estudos de teologia e sua atividade literária, simples, porém, de grande espiritualidade e trato. Certamente virá à superfície questões ainda não entendidas sobre sua personalidade. Entretanto, algo me chamou a atenção na leitura do livro do padre Desramaut, quando ele diz que o bom salesiano ou o bom superior deveria realizar a síntese entre a amabilidade de Dom Bosco e a rigidez de Dom Rua. Ambos realmente se complementaram.

Agora entendo melhor o pensamento que Dom Bosco dirigiu a Dom Rua quando este foi eleito diretor do pequeno aspirantado de Mirabello: “Procura fazer-te amar mais que fazer-te temer”. Uma frase que se perdeu do contexto e entrou na tradição salesiana como um conselho pio e sem berço. De fato, Dom Bosco conhecia bem o padre Rua. O seu grande amigo e primeiro salesiano era um homem obediente, disciplinado, culto, fiel, mas rígido, disciplinador e se fazia temer quando aparecia. Ele cresceu num ambiente familiar disciplinado, estudou com os irmãos de La Salle numa rígida disciplina, formou assim um caráter forte, vibrante, disciplinado, alegre e ao mesmo tempo recolhido, dinâmico e observador dos mínimos detalhes. Era um fiscal nato podemos assim dizer.

Fiquei surpreso ao saber que Dom Rua foi o primeiro típico inspetor salesiano. Realizava exatamente o que Dom Bosco, desde sua paternidade, não conseguia, ou seja, vigiar, disciplinar os salesianos, formar as novas gerações no espírito do fundador, mantinha viva a chama das origens e a vida pobre, simples, de trabalho e oração. Ali nasceu o modelo do inspetor que Dom Bosco aos poucos traduziu para as Constituições. Dom Rua como inspetor visitava as casas, observava tudo, até a sujeira das escadas, as camas desarrumadas, os quartos dos salesianos, etc. Suas visitas eram temidas. Ele passava um pente fino na casa toda. Deixava observações objetivas a serem cumpridas e quando voltava no ano seguinte as cobrava. Sabia também elogiar os progressos. Era um vigilante do espírito salesiano.

Desramaut descreve as visitas do inspetor Dom Rua a algumas casas salesianas e nelas vemos a sua personalidade de inspetor – fiscal. Tinha diante de si todos os dados sobre a casa. É possível imaginar como os irmãos se preparavam para estas inspeções. Hoje ficaríamos apavorados se um inspetor chegasse com esta determinação. Imagino o inspetor entrando nos quartos dos salesianos para ver como está arrumado, quais objetos ali são contra a pobreza evangélica. Seria uma devassa. Quando estas informações da história salesiana aparecem à luz do dia é possível rever nosso retorno a Dom Bosco de uma forma mais concreta e radical. Não teríamos chão para viver tal visita inspetorial, pelo menos a maioria de nós seriamos reprovados. Retornar a Dom Bosco no espírito de Dom Rua é um tema a ser ainda estudado à luz de Dom Rua.

Para Dom Rua o espírito salesiano começa no quarto e chega ao pátio. Ele mesmo mantinha uma habitação simples e prática. Depois da morte de Dom Bosco não ostentou nenhum luxo. Simplesmente montou um pequeno escritório ao lado do quarto de Dom Bosco para não perder a proximidade do pai e fundador. Do pequeno escritório observava o pátio e os jovens, mas também descia para confessa-los, rezava com eles, atendia a todos.

Isto se contrapõe a nossa ausência do pátio. Resultado, talvez, da nossa cela abastecida. Dom Rua não queria sequer que os salesianos estudassem nos quartos. No espírito das origens o pátio é o nosso lugar de vivência com os jovens. Retornar a Dom Bosco é muito mais que uma longa lista de propósitos e reuniões. Trata-se de uma vida simples a serviço permanente aos jovens. Isto Dom Rua insistia e fazia as novas gerações viverem de forma radical. Ele aprendeu com Dom Bosco.
Também passei a entender melhor o que significa a expressão “Dom Rua é a Regra viva”. As novas gerações não precisavam estudar as Constituições para entender o espírito do fundador, bastava observar como vivia Dom Rua. Ali estava o espírito encarnado na alegria e no recolhimento, na acolhida e na disciplina, na criatividade e na discrição, na confiança e nas chamadas de atenção, no espírito de oração e na partilha, no amor a Dom Bosco e na praticidade da vida, na observância dos conselhos evangélicos e na serenidade de uma vida entregue aos jovens. De fato, o padre Rua internalizou o espírito salesiano. Mais tarde, quando assumiu o governo da Congregação, não apenas garantiu o que já existia, mas empreendeu novas fundações, trabalhou pelas vocações, investiu na Família Salesiana, convocou e renovou o modo de ser salesiano. Foi um gigante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀