EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL REQUER FORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE

Por Pe Antonoio de Assis Ribeiro (Pe Bira) (sdb) –

A palavra “protagonismo” é de origem grega: “proto” = o principal, o primeiro + “agon” = luta. Dessa forma o protagonista é aquele que acredita, aquele que toma iniciativa, aquele que luta, aquele que tenta, aquele que tem coragem, aquele que lidera, aquele que articula, aquele que anima… Aquele que assume responsabilidade!

Isso significa que para que jovens possam assumir esse comportamento com um protagonismo positivo e propositivo, é necessário investimento: é preciso Formação, é preciso Capacitação, é preciso Despertar, Acordar, é preciso Sensibilizar, é preciso Estimular, é preciso Exercício, é preciso acompanhar processos educativos. Isso custa, mas é necessário!

Dom Bosco não só promoveu a educação e a evangelização dos jovens, mas pouco a pouco, os transformou em responsáveis, parceiros, colaboradores, protagonistas da educação e evangelização dos outros jovens. Para desenvolver o protagonismo juvenil é preciso envolvê-los, corresponsabilizá-los. Por exemplo, na arte de pensar, de refletir, de tomar iniciativas, de projetar, de programar envolvê-los na gestão dos trabalhos, na limpeza do ambiente, nos mutirões, nas celebrações, nos momentos de acolhida, nas avaliações.

Uma “pastoral paternalista” não dá espaço para essa dinâmica! Os líderes adultos devem ser facilitadores desse processo! Em Manaus e em Porto Velho a Pastoral Juvenil Salesiana continua com o processo de formação de lideres jovens para que sejam protagonistas na evangelização de outros jovens.

No processo de formação, já no VII módulo, eles agora se exercitam no processo no processo de condução dos trabalhos, das palestras, avaliam os colegas, organizam a programação; assumem as despesas, as responsabilidades e buscam parceiros. Aos poucos vão se tornando formadores dos próprios colegas. Esse processo de formação é um laboratório de experiências de liderança.

 

protagonismo_01 protagonismo_03 protagonismo_04 Protagonoismo_02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀