Por Pe Bira – Antonio Ribeiro –
Hoje recordamos o fato da visita de Maria a sua prima Isabel. Acho bonito essa tradição que a Igreja Católica tem de recordar, com especial atenção, certas passagens bíblicas, tanto da vida de Jesus, como de Maria e dos apóstolos. Isso faz parte da historicidade da nossa fé. A fé é dom de Deus, mas está encarnada em nossa história!
Hoje nesta manhã, em minha oração, me concentrei um pouco sobre a “pressa de Maria” em visitar Isabel! Assim diz o Evangelista Lucas: “Naqueles dias, Maria se levantou e FOI ÀS PRESSAS às montanhas, a uma cidade de Judá” (Lc 1,39). Porque Maria tem pressa? O contexto do texto nos pode dar várias possíveis respostas:
– Maria tem pressa porque sabe da urgência das necessidades de sua prima, idosa e gestante;
– Maria tem pressa porque quer lhe comunicar sua grande alegria de ter sido escolhida para ser a mãe do Messias e já o carregava em seu ventre! De fato, em seu cântico, há uma explosão de louvor e alegria!
Creio que é justo cultivarmos essas duas pressas: pressa de fazer o bem a quem tem necessidade com urgência; Maria testemunha decisão, firmeza, coragem, rapidez… não fica enrolando! Quando reconhecemos a necessidade de alguém e podemos fazer aquilo que está ao nosso alcance, devemos fazê-lo! Mas é necessário decisão, disponibilidade, boa vontade pessoal! Só pode fazer o bem quem se decide por ele! Quem não quer fazê-lo, arranja desculpas, joga a decisão para os outros, justifica sua omissão!
A outra motivação da pressa de Maria é aquela do consequente desejo de anúncio das maravilhas de Deus à Isabel. Isabel representa os pobres e todos aqueles que estão abertos à Salvação. Maria é portadora da divindade, pois traz em seu vente o Deus encarnado, o Filho de Deus, o Salvador do Universo em carne humana! Que fantástico!
Agraciada por tão grande dom divino, Maria não se fecha, não se torna mesquinha, não é intimista, não desdenha de ninguém, não se orgulha de nada… Somente assume tudo como dom e serviço, dádiva e missão!
Maria tem pressa em comunicar aos outros – aos pobres necessitados – a sua experiência de Deus. Fazendo isso, Maria é a missionária por excelência! Portadora da Salvação! A experiência de Deus que temos, é para dar mais significado para a nossa vida, ser comunicada e testemunhada aos outros. Talvez o aumento dos males no mundo, é porque temos pouca pressa na promoção do bem!