EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A pedagogia social em alta na FSDB

  • POR WELLINGTON GONÇALVES
    Da equipe do “Parabólica”
    e JOSÉ IVANILDO MELO, SDB
    Especial para o “Parabólica”

“Preventividade” foi a palavra de ordem nos três dias do II Congresso de Educação da FSDB, de 14 à 16 de outubro, com o tema “Preventividade: Questões educativas e sociais emergentes”, que reuniu, além de acadêmicos, professores e educadores sociais, outras pessoas interessadas ou ligadas ao tema.

Com palestras, debates, mini-cursos e apresentação de trabalhos o evento envolveu os participantes em uma atmosfera de reflexão e análise crítica da educação sob a ótica da preventividade, tendo como base o sistema educativo pensando por Dom Bosco e atualizado, ao longo dos anos, por seus filhos e admiradores.

No primeiro dia o Dr. Geraldo Caliman, padre salesiano e vice-coordenador da Cátedra da UNESCO “Juventude, Educação e Sociedade”, deu inicio ao ciclo de palestras, explanando o tema central. No segundo dia, os conferencistas Dr. Marcelo Seráfico e Dra. Arminda Rachel Botelho Mourão expuseram um painel sobre os desafios educativos e sociais emergentes, sob a ótica da preventividade; nesta mesma noite foi lançado o livro “A Educação na visão de um Tuyuka” do padre salesiano Justino Sarmento.

No sábado, dia 16, as atividades iniciaram como programado às 8h com o credenciamento dos participantes, seguido das apresentações dos trabalhos. Acadêmicos e professores da FSDB e de outras instituições puderam apresentar as conclusões de seus artigos.

Na parte da tarde tivemos a continuação do evento com os mini-cursos. Foram organizadas 17 salas temáticas que abarcaram uma ampla variedade de temas relacionados à educação preventiva. Em um primeiro momento foi feita a abordagem teórica da temática por parte do palestrante de cada sala, seguida de oficina prática sobre a temática. O encerramento do evento ocorreu por volta das 17h com a entrega dos certificados em cada sala temática.

______

Acesse o "Parabólica": http://parabolica2010.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀