EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A passagem sobre discípulos de Emaús termina o caléndario de Leitura Orante dos SSCC

Os Salesianos Cooperadores do Centro Belém-EST realizaram nesta terça-feira, dia 26 de Setembro, o último encontro da Lectio Divina de 2018. O encontro foi na casa da Salesiana Cooperadora, Yolnada Alencar. O ritual da leitura que ensina os participantes a ter intimidade com a Palavra de Deus repete os cinco passos simples, – Leitura, Meditação, Oração, Cotemplação e Compromisso –, que permite a todo participante entender e depois replicar com a família ou em novos ambiente.

WhatsApp Image 2018-09-25 at 22.56.40

Este mês da Bíblia, os componentes do Centro Belém-EST, realizaram a atividade que já pertence ao calendário do grupo nas casas do Coordenador André Ribeiro, da irmã Graci Fares e Yolanda Alencar.

IMG-20180927-WA0018

No primeiro encontro foi utilizada a leitura do Semeador, em Marcos 4, 1-20. Na segunda, os participantes mergulharam na partilha do pão e dos peixes, em Marcos 6, 30-44 e por fim, terminamos o mês de setembro deste ano, com a leitura dos Discípulos de Emaús em Lucas 24, 13-35.

O caminho proposto para os encontros era mostrar como é possível aprender com Jesus o tempo inteiro, na leitura do semeador, o foco era como o Mestre ensina, as palavras fáceis, as histórias simples de fácil compreensão e o estar atento a maneira como o povo respondia aos ensinamentos. Na segunda leitura, era a vez de evidenciar aos discípulos também suas necessidades de retira, mas sem deixar de ter compaixão com o povo e também de não se permitir ficar alheio às necessidades do povo.

WhatsApp Image 2018-09-26 at 22.15.39

Neste último encontro, foi discutido o acompanhamento utilizando os exemplo de Jesus ao se aproximar dos discípulos de Emaus. Neste episódio fica claro como Jesus Cristo não chega impondo seus conhecimentos nem mesmo a verdade que Ele mesmo já tinha cansado de repetir tantas vezes aos homens que os acompanhavam. Mas se aproximou querendo saber o que ia nos corações aflitos, animou-os na caminhada e só bem depois foi reconhecido como o Mestre.
Foi assim que ao final desta agenda já tradicional do nosso calendário pedimos que mais do que nunca sigamos os exemplos de Jesus. Que lutemos para também ser como Dom Bosco que um dia ouviu o “não com pancadas” desse mesmo Mestre.
Os encontros de Leitura Orante terminaram como encontros agendados em 2018, mas fica o convite para que cada um dos participantes desta atividade possa realiza-la em casa com a família ou no ambiente de trabalho, sempre que possível.

P_20180925_200329

Fonte: https://centrobelemest.blogspot.com/2018/09/a-passagem-sobre-discipulos-de-emaus.html?spref=fb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀