EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A Nova Evangelização e o Ano da Fé

Outro tema de grande importância refletido no IV Encontro dos Delegados da Pastoral Juvenil Salesiana do Cone Sul, foi a "A NOVA EVANGELIZAÇÃO". É o tema do próximo sínodo dos bispos. De 7 a 28 de outubro de 2012 acontecerá no Vaticano o sínodo dos bispos que terá como tema “Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã". No dia 11 de outubro, o papa Bento XVI fará a abertura do Ano da Fé em comemoração ao Jubileu de ouro do Concílio Ecumênico Vaticano II.

Instrumentum Laboris

O Instrumentum laboris consta, além do prefácio, de uma Introdução, quatro capítulos e uma Conclusão. A Introdução recolhe o parecer das Conferências Episcopais que concordam com a necessidade de novos instrumentos e expressões para fazer compreensível a Palavra de Deus nos ambientes de vida da humanidade contemporânea. O evento sinodal deveria representar uma ocasião de debate e de participação, tanto da análise como das ações a serem compartilhadas para alentar os pastores e as igrejas particulares.

O primeiro capítulo, intitulado "Jesus Cristo, Evangelho de Deus para o homem", coloca a pessoa de Jesus Cristo como núcleo central da fé cristã e propõe o Evangelho de Jesus Cristo como Boa notícia para o homem contemporâneo. Essa também é a nossa missão como salesianos em relação à nossa missão: leva-los a conhecer a pessoa de Jesus Cristo.

"A nova evangelização é a expressão da dinâmica interna do cristianismo, que deseja dar a conhecer aos homens de boa vontade a profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento do mistério de Deus revelado em Jesus Cristo, é mais que uma ansiosa resposta ante a crise da fé e os novos desafios que o mundo atual expõe à Igreja".

O segundo capítulo aborda o "Tempo de nova evangelização" e assinala os desafios e a descrição da nova evangelização no mundo contemporâneo, explicados com vários cenários (cheia de ismos). A Igreja está chamada a discernir tais cenários para transformá-los em lugares para o anúncio do Evangelho e da experiência eclesial. Com o dinamismo da nova evangelização, deseja-se uma renovação da pastoral ordinária das Igrejas particulares e, ao mesmo tempo, espera-se em uma nova sensibilidade que requer criatividade e audácia evangélica, para as pessoas que se afastaram da Igreja…O nosso projeto de Repensamento do quadro de Referência da Pastoral Juvenil está em profunda sintonia com essa exigência.

O terceiro capítulo se titula "Transmitir a fé" e recorda que esta é a finalidade da nova evangelização. Os obstáculos à fé podem ser internos à Igreja (uma fé vivida de forma passiva e privada, a rejeição de uma educação da fé própria, uma separação entre fé e vida) ou fora da vida cristã (o secularismo, o niilismo, o consumismo, o hedonismo, tecnicismo)".

O Ano da Fé representa uma chamada urgente à conversão pastoral (DA) para que cada cristão e cada comunidade, congregações, transformados pela graça, dêem abundantes frutos. Devemos, em nossas comunidades, aproveitar essa ocasião, do ano da Fé, para reforçar e melhor qualifica a nossa catequese e evangelização. Assim nos diz as constituições quando fala do nosso compromisso com a “evangelização e catequese”: 

«Esta Sociedade, em seu início, era um simples catecismo». Também para nós a evangelização e a catequese são a dimensão fundamental da nossa missão. Como Dom Bosco, somos chamados todos e em qualquer ocasião, a ser educadores da fé. Nossa ciência mais eminente é, pois, conhecer Jesus Cristo; e a alegria mais profunda, revelar a todos as insondáveis riquezas do seu mistério. Caminhamos com os jovens para conduzi-los à pessoa do Senhor ressuscitado, a fim de que, descobrindo nEle e em seu Evangelho o sentido supremo da própria existência, cresçam como homens novos. A Virgem Maria é uma presença materna nesta caminhada. Procuramos torná-la conhecida e amada como Aquela que acreditou, ajuda e infunde esperança”(Const. SDB 34). 

Finalmente o último capítulo que leva por título "Reavivar a ação pastoral" propõe recorrer aos instrumentos usados durante a tradição evangelizadora da Igreja, "em particular, o primeiro anúncio, a iniciação cristã e a educação, tentando adaptá-los às condições culturais e sociais atuais".

Conclusões: 

O documento “Instrumentum Laboris” nos estimula a estudarmos, como salesianos, com mais seriedade o contexto sócio-cultural no qual estamos vivendo. O documento nos convida à promoção da pastoral Juvenil em sintonia com a Igreja e com os tempos.

O Instrumentum Loboris nos apresenta um complexo cenário cultural no qual o mundo ocidental está inserido; está marcado pelo individualismo (cf. 151), indiferentismo, secularismo e do ateísmo (cf. 13), consumismo e relativismo (cf. 53,152), fundamentalismos e terrorismo (cf. 65), hedonismo e niilismo cultural (cf. 95), sincretismo (cf. 99) e ceticismo (cf. 152); não se trata de um olhar pessimista, mas é parte das características de nosso tempo que tem sido, em muitos casos, objeto de preocupação também de governos, sobretudo em alguns países Europeus.

Temos também sinais de esperança! Somos chamados como educadores e religiosos a dar as razões da nossa fé e da nossa Esperança através do testemunho da nossa vida (cf. 118). Nesta perspectiva, no Ano da Fé é uma ocasião oportuna para favorecer em nós uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo; é uma oportunidade para aproveitarmos ao máximo, para evangelizar (cf. 121).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀