EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A Marcha do Fórum

Marcha abre o 9º Fórum Social Mundial em Belém

As ruas da capital paraense serão tomadas amanhã, a partir das 14h, pela multidão que veio de todas as partes do mundo para participar da 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) até o próximo domingo, dia 1º. Segundo a organização deste mega evento, mais de 100 mil pessoas inscritas e 5.680 organizações participarão do Fórum.

O ponto de partida da Marcha será na praça Pedro Teixeira (Escadinha), ao lado da Estação das Docas. Representando a vinda do FSM da África para a Amazônia, indígenas serão presenteados pelos africanos e afrodescentes que, juntos, compartilharão uma Ceia Sagrada. “A celebração representa as boas-vindas dos Amazônidas aos africanos e a passagem do espírito do último FSM centralizado em Nairobi, no Quênia, para a cidade de Belém, representando toda a Pan-Amazônia”, explica a assessoria de comunicação do Fórum.

Os indígenas darão início à marcha que passará pelas avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Almirante Barroso até a Praça do Operário, no bairro de São Brás, onde uma programação cultural será promovida por dezenas de etnias indígenas.

Quem andou hoje pelos campi da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), principais locais onde ocorrerão as incontáveis atividades do Fórum, já pôde sentir o clima descontraído, alegre, diverso e plural que marcará o encontro. São militantes de movimentos sociais, povos tradicionais, ONGs, sindicatos e grupos religiosos de mais de 150 países de todos os continentes. Destaque para o Acampamento Internacional da Juventude que fica na UFRA.

Na pauta das principais discussões está a crise econômica mundial, as mudanças climáticas e as alternativas aos modelos de desenvolvimento. De acordo com a organização do FSM, serão 2.400 atividades entre plenárias, conferências, palestras, oficinas, eventos esportivos e culturais propostas por organizações de todo mundo para mostrar que um outro mundo é possível.

A CNBB, através das Pastorais Sociais participa com a Tenda Ir. Dorothy, que funcionará na UFRA, ao lado do prédio central. Antes do FSM, inúmeros outros Fóruns movimentaram a cidade como o de Teologia e Libertação, encerrado ontem, e o das Águas, realizado hoje pelo Conic e a CNBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀