Por Comunicação / Inspetoria São Domingos Sávio –
“Jesus é Deus conosco” foi o tema da primeira Leitura Orante realizada ontem (23) na Paróquia Dom Bosco, em Manaus. Presidida pelo vice-inspetor da Inspetoria São Domingos Sávio e delegado para a Pastoral Juvenil padre Antônio de Assis Ribeiro (Pe Bira), o encontro contou com a participação de Salesianos, crianças, jovens e adultos que juntos leram, meditaram, oraram, contemplaram e se comprometeram em seguir os ensinamentos de Jesus.
Padre Bira iniciou o estudo do Evangelho de Mateus respondendo as seguintes questões: Quem é Mateus? Quem é Jesus para Mateus? Como está estruturado o seu Evangelho? Quais são as suas principais características? Quando e onde foi escrito? Quem são os destinatários do Evangelho de Mateus?
Respondidas essas questões, o orientador fez genericamente uma apresentação do I Capítulo desse Evangelho, ressaltando suas duas partes: do versículo 1-17, onde Mateus apresenta sinteticamente a árvore genealógica de Jesus ressaltando a ideia da profunda dimensão histórica e humana de Jesus Cristo.
O Messias vem da História… Do versículo 18-25 o evangelista vai além, e apresenta a dimensão divina do Messias; Jesus Cristo é o Filho de Deus, Deus conosco! Jesus Cristo tem duas naturezas, uma humana e uma divina!
Na segunda parte do I capítulo – do versículo 18-25, Mateus faz questão de ressaltar as virtudes de José como um homem justo, reflexivo, místico – quem tem fé, vida de oração, tem uma revelação consoladora – Jesus é o Deus conosco; um homem obediente – fez conforme a palavra do anjo; um marido continente – não teve relações sexuais com Maria.
Padre Bira apresentou mensagens aos participantes como “Deus tarda, mas não falha em suas promessas; Deus é cumpridor das suas promessas!”, “Somos chamados a valorizar a nossa história e a respeitar as pessoas”, “É preciso que aprendamos a Ler a história com olhos de fé”, “A iImportância dos valores na vida dos casais: José é um homem virtuoso!” e os convidou a participar da próxima leitura orante que acontecerá em março (23) no mesmo local.