EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A ISMA NA JMJ 2011 – MADRID – ESPANHA

Manaus/AM – Nossa ISMA participou da JMJ 2011 com 76 peregrinos de Manaus, Manicoré e Ji-Paraná. Nosso grupo era a maior representatividade do trabalho dos salesianos com os jovens no Brasil.

Descrever a magnífica experiência exigiria uma grande capacidade de síntese, pois foram momentos extremamente marcantes de espiritualidade, devoção, adoração, catequese, louvor, prova de resistência física, amizade, solidariedade, integração e trabalho em equipe.

O Papa João Paulo II, inspirado pelo Espírito Santo, idealizou a Jornada Mundial da Juventude como um evento para os jovens celebrarem, aprenderem, vivenciarem e divulgarem a fé católica e os ensinamentos da nossa Igreja. A JMJ já foi realizada em Roma-Itália (1986), Buenos Aires-Argentina (1987), Santiago de Compostela-Espanha (1989), Czestochowa-Polônia (1991), Denver-Estados Unidos (1993), Manila-Filipinas (1995), Paris-França (1997), Roma-Itália (2000, Jubileu), Toronto-Canadá (2002), Colônia-Alemanha (2005), Sidney-Austrália (2008) e Madrid (2011). A próxima será no nosso Brasil, no Rio de Janeiro, em 2013.

No grupo ISMA éramos todos “marinheiros de primeira viagem” em JMJ, o que nos exigiu um planejamento prévio mais apurado, partilhas de experiências com grupos acostumados a participar de Jornadas, como o da Igreja N. S. de Fátima e N. S. dos Remédios, mas valeu a pena. Coordenados por P. Chicão, P. Cânio, P. Bira e P. Rypel o grupo ISMA, amadurecido pela vivência da espiritualidade e da pedagogia salesiana, agiu como “veterano” marcando presença nas catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows católicos. Estivemos juntos em vários momentos fortes. Crescemos como cristãos, como pessoas, como profissionais e, sobretudo como equipe.

Quero destacar, de modo particular duas situações: Nosso Encontro com o Reitor Mor e nossa participação na Vigília com o Papa em Cuatro Vientos. Na chegada do Papa a Madri fomos conduzidos a um belo recanto, gramado, com sombra, ventilação natural após o por do sol, paisagem maravilhosa formada por monumentos, prédios, árvores e flores no entorno da Praça Cibeles, diante de um grande telão que nos mostrava, em detalhes, tudo o que acontecia. Foi neste Paraíso que esteve conosco, para surpresa e felicidade de todos, o Pe. Pascual Chaves e o Pe. Adriano Bregolin. Em clima paternal, tiraram fotos com o grupo e, com alegria e fraternidade, com praticamente todos os peregrinos individualmente. Relembraram a passagem deles por Manaus e a convivência com os salesianos daqui.

A este local retornamos para a Via Sacra que retratou os sofrimentos de jovens de várias partes do mundo apresentando guerras, conflitos, perseguições por causa da fé, marginalização, drogas, aborto, terrorismo, catástrofes naturais… Ao final, o Papa enfatizou aos jovens presentes: “Que o amor de Cristo por nós aumente a vossa alegria e vos anime a permanecer junto dos menos favorecidos. As diversas formas de sofrimento, que foram desfilando diante dos nossos olhos ao longo da Via-Sacra, são apelos do Senhor para edificarmos as nossas vidas seguindo os seus passos e para nos tornarmos sinais do seu conforto e salvação”. Os jovens, como que em um juramento espontâneo, elevavam a voz para dizer um dos refrões mais proclamados na JMJ 2011 “NÓS SOMOS A JUVENTUDE DO PAPA”! Para nós, educadores católicos, uma coisa linda de se vê é a crença da juventude na nossa Igreja, nos nossos princípios e valores.

Ressalto ainda a Vigília em Cuatro Vientos, pois hoje celebramos um mês desta grande experiência, marcada por momentos de Graças e Bênçãos. Participamos durante toda a manhã da concentração com os jovens salesianos do mundo. Em meio a um sol de verão europeu, os jovens do MJS foram chegando, trajados de camiseta azul celeste, com a pulseira da mesma cor que nos identificava. Chegamos cedo e de repente até me assustei, o tempo passou veloz, rapidamente o grupo se tornou muito numeroso e foi com este grupo, após as orações, cantos, shows, palavras dos superiores e Coordenadores de Pastoral Juvenil dos SDB e das FMA que, com nossas mochilas, sacos de dormir, lonas e água, muita água, nos dirigimos a Cuatro Vientos. Naquele calor escaldante (a princípio não encontramos nenhum vento), percorremos a longa estrada, felizes, cantando e rezando. Sabíamos a razão da nossa caminhada e dos nossos esforços: Queríamos vivenciar, mais uma vez, a experiência do Encontro com Cristo e ouvir a sua mensagem, através do nosso Papa. Ali, compreendeu-se, na prática o sentido mais profundo da palavra PEREGRINAÇAO!

No inicio da noite, o sol deu lugar a tempestade e os quatro ventos apareceram. Parecia que queriam arrancar os nossos pecados, que a chuva queria lavar a nossa alma e nós ali, nos abrigando como era possível. Preocupados com o bem estar do grupo sob a nossa responsabilidade, ficamos Pe. Chicão, eu e mais alguns peregrinos ajudando a cuidar para que a tempestade não causasse danos ao grupo. Com aqueles que estavam juntos, rezamos e cantamos e, com confiança, alegria e serenidade esperamos a tempestade passar. Lá fora, quando a chuva diminuiu, o Papa se dirigiu aos peregrinos, dizendo: "jovens, obrigado por sua alegria. Obrigado por sua resistência! A força de vocês é maior do que a chuva e com ela, o Senhor nos manda muitas bênçãos. Sois um exemplo”.

Em meio à multidão de jovens do mundo inteiro lá estava a nossa Inspetoria Missionária, representada em Cuatro Vientos pela FSDB, pelo Pró-Menor Dom Bosco, pelas Obras Sociais e Paróquia São José Aleixo. A tempestade impediu a Adoração ao Santíssimo, pois a Capela próxima sofreu danos e a Coordenação recomendou seu fechamento, mas a reza do terço foi contemplada em nosso grupo, além das orações individuais, arrefecidas pelo nosso cansaço, bem depois que a lua já brilhava forte no céu, com uma estrelinha brilhante ao lado.
No encerramento em Cuatro Vientos, o Papa Bento XVI anunciou o Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013. “Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão de pô-la em marcha, e aplaine o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira”, disse Bento XVI.

Daqui de Manaus, peço a Cristo, que é Redentor, que a nossa Inspetoria se faça presente, com grande força, no Rio de Janeiro em 2013 e que nós, participantes desta JMJ 2011, possamos permanecer ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ, atuando como BONS CRISTAOS E HONESTOS CIDADAOS e nos preparando para receber em Manaus a Cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora que já estão no Brasil. No próximo ano estarão em Manaus. O tema nas Dioceses será: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4, 4a) e o tema da JMJ 2013: “Ide e fazei discípulos todos os povos” (Mt 28, 19) e é esta a mensagem que ecoa agora em nossos corações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀