EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A heroicidade de uma religiosa

No dia 19 de dezembro de 2005, o Papa Bento XVI assinou o decreto de reconhecimento de um milagre acontecido em Manaus, no bairro São José 1, tendo como pessoa agraciada Deuzuita Linhares da Silva. Ela teve câncer. O milagre foi um dos tantos que Deus concedeu pela intercessão de Madre Maria Teresa Sccrilli, nascida na Itália em 1825. Trata-se da fundadora do Instituto das Irmãs de Nossa Senhora do Carmo – Carmelitas, que estão em Manaus desde 1985. No próximo 08 de outubro ela será beatificada no Vaticano (a partir desta data poderá ser venerada publicamente). Eis o motivo pelo qual escrevo este artigo com o objetivo de fazer uma homenagem às irmãs Carmelitas que tanto bem realizam no bairro São José 1 e Zumbi no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com trabalhos ambulatoriais, farmacêuticos, alfabetização, cozinha alternativa, bordado, artesanato, informática, cultivo de vocações religiosas, etc…


1. Uma religiosa carmelitana: Em 1852 irmã Maria recebe o habito religioso carmelitano e assume o novo sobrenome: MARIA TERESA DE JESUS. Mas o Espírito do Senhor queria uma nova presença religiosa na Igreja, por isso mudou completamente a lógica de vida de Maria Teresa. Ela deixou o Carmelo e iniciou uma nova comunidade religiosa com algumas amigas. Contudo na base da formação humanística e religiosa de Maria estava o ideal carmelitano da grande refundadora Santa Teresa d’Ávila. Eis a razão de tamanha capacidade de unir forças, iniciativa e espírito de contemplação.


2. Uma religiosa inserida no mundo dos excluídos: Maria Teresa sofreu muitos desmandos, humilhações e incompreensões. Numa época em que as mulheres tinham pouca incidência na vida da Igreja, esta religiosa soube dar passos corajosos. Abriu seu Instituto para o serviço aos mais necessitados confiando sempre na providencia de Deus. Animou suas irmãs na pratica das virtudes, que ela mesma soube viver com heroicidade. Era uma religiosa temperante, prudente em seus juízos e comportamentos, suportou as provações da vida com verdadeiro espírito de fortaleza.



3. Uma religiosa transparente em seu modo de ser: Viveu a castidade colocando Deus em primeiro lugar; a obediência humilde mesmo quando era incompreendida; a pobreza com desapego e serviço aos necessitados. Seu carisma foi um dom de Deus numa Itália anticlerical, num forte clima liberal avesso a todas as Instituições religiosas. Ela não se alienou aos problemas sociais e políticos da época, mas soube agir com ousadia desenvolvendo o ensino formal para as crianças e jovens mais carentes. Assumiu inclusive um quarto voto de consagração à educação da juventude.



A vida desta nova bem-aventurada vem à luz exatamente num momento em que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade e da Igreja. A promoção da mulher acontece assim no mistério da vida de tantas religiosas, como Maria Teresa de Jesus, que soube ler os sinais dos tempos e testemunhar que a verdadeira liberdade só Deus constrói.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PÁSCOA JOVEM 2024

No dia 13 de abril, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) da Área de Manaus, realizou a Páscoa Jovem 2024. A Matriz Paroquial São José

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀