EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A fé é dom e responsabilidade

Manaus/AM – A Comissão Inspetorial de Educação (CIED) da Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, apoiada pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), promoveu dias 14 e 15 de junho o simpósio sobre o ano da fé que teve como tema:  reflexões sobre a vivência cristã a partir do documento “Porta da Fé”.

Com esse evento a Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, através da Comissão Inspetorial de Educação, promoveu um significativo gesto de comunhão com a Igreja que vive a experiência do Ano da Fé por ocasião da celebração dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Seguindo as orientações do Documento “Porta Fidei”, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada da nossa fé, da conversão ao Senhor, único Salvador do mundo; mas para isso somos convidados a conhecê-lo, amá-lo, segui-lo com alegria e testemunhá-lo com fervor.

Na noite da abertura, dia 14, após as palavras de abertura do Pe. Cânio Grimaldi, o grupo de teatro da FSDB apresentou uma encenação sobre o dinamismo da Fé presente no capítulo 11 da carta aos Hebreus. Em seguida, Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus, começou a refletir sobre o Ano da Fé na Igreja de Manaus. Falando de desafios atuais, disse que atualmente há na sociedade uma grande sensibilidade religiosa, todavia esta é marcada por características como o intimismo, o individualismo, o apelo ao sucesso e à resolução de problemas. O apelo ao Ano da Fé nos convida a ir além! A encontrar-nos com a pessoa de Jesus vivenciando a experiência de Fé na comunidade e na luta por um mundo melhor.

Outros dois expositores contribuíram com reflexões muito significativas. A ir. Luzinete Freitas expôs o tema da “Dimensão Educativa da Fé”. A fé é um dom, mas também é uma responsabilidade humana. O dom, uma vez acolhido, nos compromete num contínuo processo de crescimento até à maturidade de Jesus Cristo, homem perfeito (cf. Efésios 4,13).

O Pe. João Mendonça concluiu a exposição dos temas da noite refletindo sobre a Iniciação Cristã. Tornamo-nos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo somente quando passamos por um processo de iniciação cristã que nos oportuniza o encontro com a pessoa de Jesus que nos leva a assimilar as exigências da fé como o engajamento comunitário, a vida fraterna etc.

Após as exposições seguiu-se o debate que oportunizou aos participantes um significativo tempo para o aprofundamento dos temas através de reflexões livres e perguntas. A participação foi muito boa, fato este, que revelou que a plateia presente tinha acolhida a importância do Simpósio. No dia seguinte diversos temas foram refletidos através de minicursos.

Parabenizamos a Comissão Inspetorial de Educação coordenada pela professora Meire Botelho, bem como estendemos a mesma saudação à professora Isabel Cristina (diretora acadêmica da FSDB) e Pe. Cânio Grimaldi (diretor de ações comunitárias), pelo grande esforço devotado à promoção desse evento.

Por Pe. Antônio de Assis Ribeiro, sdb (Pe. Bira)
Vice-inspetor e Delegado Inspetorial de Pastoral

Veja as fotos:

[nggallery id=128]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

POR UMA PARÓQUIA SINODAL

Na quarta-feira (25/01), as lideranças comunitárias e pastorais da paróquia Nossa Senhora das Graças em Ananindeua/PA, se reuniram no salão São José, da Igreja Matriz, para o primeiro encontro da

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀