EnglishFrenchGermanItalianPolishPortugueseSpanish


Notícias

A fé é dom e responsabilidade

Manaus/AM – A Comissão Inspetorial de Educação (CIED) da Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, apoiada pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), promoveu dias 14 e 15 de junho o simpósio sobre o ano da fé que teve como tema:  reflexões sobre a vivência cristã a partir do documento “Porta da Fé”.

Com esse evento a Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, através da Comissão Inspetorial de Educação, promoveu um significativo gesto de comunhão com a Igreja que vive a experiência do Ano da Fé por ocasião da celebração dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Seguindo as orientações do Documento “Porta Fidei”, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada da nossa fé, da conversão ao Senhor, único Salvador do mundo; mas para isso somos convidados a conhecê-lo, amá-lo, segui-lo com alegria e testemunhá-lo com fervor.

Na noite da abertura, dia 14, após as palavras de abertura do Pe. Cânio Grimaldi, o grupo de teatro da FSDB apresentou uma encenação sobre o dinamismo da Fé presente no capítulo 11 da carta aos Hebreus. Em seguida, Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus, começou a refletir sobre o Ano da Fé na Igreja de Manaus. Falando de desafios atuais, disse que atualmente há na sociedade uma grande sensibilidade religiosa, todavia esta é marcada por características como o intimismo, o individualismo, o apelo ao sucesso e à resolução de problemas. O apelo ao Ano da Fé nos convida a ir além! A encontrar-nos com a pessoa de Jesus vivenciando a experiência de Fé na comunidade e na luta por um mundo melhor.

Outros dois expositores contribuíram com reflexões muito significativas. A ir. Luzinete Freitas expôs o tema da “Dimensão Educativa da Fé”. A fé é um dom, mas também é uma responsabilidade humana. O dom, uma vez acolhido, nos compromete num contínuo processo de crescimento até à maturidade de Jesus Cristo, homem perfeito (cf. Efésios 4,13).

O Pe. João Mendonça concluiu a exposição dos temas da noite refletindo sobre a Iniciação Cristã. Tornamo-nos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo somente quando passamos por um processo de iniciação cristã que nos oportuniza o encontro com a pessoa de Jesus que nos leva a assimilar as exigências da fé como o engajamento comunitário, a vida fraterna etc.

Após as exposições seguiu-se o debate que oportunizou aos participantes um significativo tempo para o aprofundamento dos temas através de reflexões livres e perguntas. A participação foi muito boa, fato este, que revelou que a plateia presente tinha acolhida a importância do Simpósio. No dia seguinte diversos temas foram refletidos através de minicursos.

Parabenizamos a Comissão Inspetorial de Educação coordenada pela professora Meire Botelho, bem como estendemos a mesma saudação à professora Isabel Cristina (diretora acadêmica da FSDB) e Pe. Cânio Grimaldi (diretor de ações comunitárias), pelo grande esforço devotado à promoção desse evento.

Por Pe. Antônio de Assis Ribeiro, sdb (Pe. Bira)
Vice-inspetor e Delegado Inspetorial de Pastoral

Veja as fotos:

[nggallery id=128]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CURATORIUM DO CRESCO

No dia 22 de fevereiro em Tlaquepaque, Jalisco, México, os Inspetores das regiões do Cone Sul e Interamérica se reuniram para participar do Curatorium do

Leia mais

Está gostando deste Conteúdo? Compartilhe!

plugins premium WordPress
Ir para o Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar? 😀